Apesar das queimadas no Parque Nacional, os atrativos da Chapada dos Veadeiros permanecem abertos ao público
30 setembro 2024 às 13h19
COMPARTILHAR
As autoridades e os proprietários de unidades de conservação têm realizado esforços significativos para garantir a segurança e a preservação do patrimônio natural, permitindo que os visitantes continuem a explorar as belezas naturais e as diversas opções de ecoturismo.
Portanto, estão em funcionamento o Parque Estadual Águas do Paraíso (cachoeiras e cataratas do Rio dos Couros), a Cachoeira Almécegas, o Vale da Lua, a Cachoeira Santa Bárbara em Cavalcante e vários outros pontos de visitação e ecoturismo. Lembrando que a região oferece mais de 30 cachoeiras em fazendas e propriedades particulares.
Atualmente, somente o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros enfrenta o grave problema das queimadas e, por isso, foi realizado o seu fechamento temporário pela empresa encarregada da administração local. O objetivo é preservar o ecossistema e permitir a recuperação da flora e fauna atingidas, além de garantir a segurança dos visitantes.
O parque tem quatro trilhas oficiais, sendo as mais populares a trilha dos Saltos e a trilha dos Cânions.
Visitação normal em 90% dos atrativos
Segundo o empresário do segmento turístico, Ion David, que trabalha com receptivos na região há 27 anos, o parque que está fechado possui apenas quatro atrativos, enquanto a Chapada dos Veadeiros oferece diversos outros locais que estão recebendo os turistas normalmente. “Noventa por cento estão abertos, com visitação normal”, divulgou Ion David.
De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, não há motivos para cancelamento de viagens e pacotes para a região. “Temos vários veículos de comunicação informando sobre as queimadas, mas é importante dizer que a Chapada dos Veadeiros está aberta para os turistas, com segurança. Vamos procurar a melhor informação, porque isso prejudica a economia local e os trabalhadores”, enfatizou Amaral.
A Chapada dos Veadeiros é o destino internacional mais procurado no Estado de Goiás, sendo o carro-chefe da promoção turística que a Goiás Turismo realizou durante a Abav Expo 2024.
Leia também:
Prefeito de Alto Paraíso destaca as ações em prol da preservação da Chapada dos Veadeiros