Primeiro grande acontecimento na área de turismo em nível mundial, a Fitur começa hoje no centro de exposições Ifema Madrid, tendo desta vez o Brasil como o grande homenageado da feira. Participam 156 países distribuídos em nove pavilhões, 884 expositores e cerca de 150 mil profissionais do turismo, além de um público de 100 mil pessoas, que poderá acessar o local mediante ingresso no sábado e domingo. Segundo informações do Ministério do Turismo, o país será representado em um estande de 308 metros quadrados, com 37 coexpositores de todas as regiões.

A Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), de olho nessa oportunidade de divulgar os atrativos do estado, vai marcar presença nesse espaço e mostrar, a operadores do segmento e visitantes, os atrativos das regiões das Águas Quentes, Rota do Ouro e Chapada dos Veadeiros, tendo como foco, principalmente, as belezas naturais dessas localidades.

Foto: Divulgação/Fitur

Ride e Entorno no mapa de turismo

Vale destacar que tanto a Rota do Ouro quanto a Chapada dos Veadeiros abarcam municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). A Rota do Ouro, por exemplo, traz em sua configuração, no mapa de turismo goiano, a cidade de Cocalzinho de Goiás, a qual faz parte não só da Ride, como também da Região Metropolitana do Entorno. Além disso, integra a chamada Rota dos Pireneus de Queijos e Vinhos, oferecendo produtos artesanais de qualidade. Também estão nesse grupo os municípios de Corumbá de Goiás e Pirenópolis.

Já a Chapada dos Veadeiros, considerada a principal região voltada ao ecoturismo no estado e repleta de paisagens exuberantes, abrange outros três municípios da Ride: Alto Paraíso, Cavalcante e São João d’Aliança.

De olho no mercado internacional

Fabrício Amaral: “Nossos principais destinos já podem ser colocados na ‘prateleira’ internacional de consumo” (Foto: Divulgação)

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, este ano de 2025 é estratégico para o estado e para a divulgação dessas regiões próximas ao Distrito Federal. “Passamos boa parte das gestões fazendo promoção e posicionamento interno, no Brasil. Agora, nossos principais destinos, com bons produtos a oferecer, em termos de atrativos e preços, estão mais preparados e já podem ser colocados na ‘prateleira’ internacional de consumo”, avalia.

O trabalho realizado junto às embaixadas faz parte também desse movimento estratégico de atrair turistas que vêm do exterior, de acordo com Fabrício. “Acho que, no ‘fritar dos ovos’, o Estado de Goiás está pronto para esse mercado e vamos começar com essas regiões que têm excelentes produtos e de interesse internacional, sobretudo ligados à natureza”, ressalta.

Além da Fitur, somente neste primeiro trimestre outros três grandes eventos internacionais já têm a presença confirmada da Goiás Turismo: a Vitrina Turística, em Bogotá (Colômbia), de 26 a 28 de fevereiro; a ITB Berlim (Alemanha), de 4 a 6 de março; e a BTL Bolsa Turismo Lisboa (Portugal), de 12 a 16 de março.

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