Na próxima semana, nos dias 25 e 26 de março, acontece em Brasília o “Encontro Estadual do Turismo de Goiás – O futuro do turismo começa aqui”. O evento, promovido pela Goiás Turismo, reunirá lideranças, especialistas e gestores públicos, incluindo os do Entorno do Distrito Federal, para debater tendências, fortalecer a gestão do setor e capacitar profissionais.

Durante o encontro, serão discutidas iniciativas para ampliar investimentos, melhorar a conectividade aérea e terrestre, e fortalecer a promoção dos destinos goianos. Entre os destaques da programação, estão painéis sobre o impacto da Inteligência Artificial no segmento, inovações em marketing digital, atualizações da Lei Geral do Turismo e práticas de governança, bem como a apresentação de cases de sucesso que têm impulsionado o desenvolvimento do setor.

Momento histórico

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destaca o protagonismo da iniciativa e a participação inédita dos municípios goianos. “Este encontro é, sem dúvida, um momento histórico para nós, pois nunca conseguimos reunir todas as cidades”, ressalta. “Com 100% dos municípios confirmados, quase 100 localidades goianas, além das cidades do Entorno do Distrito Federal, estamos promovendo uma oportunidade única de participação. O evento será realizado em Brasília para garantir uma maior participação das cidades vizinhas. Serão dois dias de imersão, com a presença de diversas autoridades, novos gestores e muitas ideias inovadoras”, acrescenta.

Fabrício Amaral: “Estamos promovendo ações em cidades como Luziânia, Formosa, Valparaíso e Águas Lindas” (Foto: Goiás Turismo)

Fabrício Amaral enfatiza que, neste ano, o Encontro Estadual de Turismo terá como foco a promoção de destinos turísticos que já se consolidaram como “produtos de prateleira”. “As ações serão realizadas simultaneamente em várias feiras, incluindo uma no Entorno. Estamos promovendo ações em cidades como Luziânia, Formosa, Valparaíso e Águas Lindas, com destaque para a religiosidade e a cultura local”, detalha.

Segundo ele, o Governo de Goiás abriu edital de chamamento público, no valor de R$ 2 milhões, voltado para o patrocínio de eventos privados ao longo de 2025. “Já recebemos quase 80 propostas, o que demonstra a grande adesão ao programa. Diversas atividades estão em andamento como parte dessa iniciativa”, afirma.

Conexão com investidores

O secretário de Turismo de Luziânia, Luciano Braz, salienta o impacto positivo da troca de experiências e da conexão com investidores. “A nossa presença nesses eventos é fundamental, pois nos permite entender como o turismo é trabalhado em nível nacional e estadual, além de ser uma oportunidade para conhecermos experiências, pessoas e possíveis investidores no setor. Esse contato é o que traz investimentos para a cidade”, frisa o gestor.

Luciano Braz: oportunidade para conhecer experiências, pessoas e possíveis investidores (Foto: Divulgação_

Para ele, o turismo não se resume apenas a conhecer lugares, mas envolve também gestão e estratégias para o setor turístico. “Esses eventos são momentos de aprendizado, em que buscamos aprimorar nosso conhecimento para fortalecer e melhorar o turismo em Luziânia”, diz.

Um dos principais benefícios trazidos pelo setor, segundo Luciano, é a geração de emprego e renda, proporcionando mais desenvolvimento para os municípios. “Os turistas trazem consigo dinheiro e despertam o interesse de empresários em investir, o que resulta na criação de mais postos de trabalho”, analisa. “É o turista quem chega e gasta no posto de gasolina, na farmácia, na padaria, no comércio em geral”, enumera.

Ao se referir especificamente aos atrativos de Luziânia, o secretário cita como exemplo o Bali Park, que tem a maior praia artificial da América Latina, além de opções culturais e naturais, como o Lago Corumbá, onde são realizadas atividades de pesca esportiva “Queremos mostrar que temos uma cidade com muitos atrativos e capacidade para receber turistas. Nosso objetivo é organizar, valorizar e atrair mais visitantes”, resume.

Em busca de parcerias

Wilson Carvalho: estratégias para tornar Águas Lindas um destino atraente para visitantes (Foto: Divulgação)

Ao confirmar sua participação no encontro, o secretário de Cultura e Turismo de Águas Lindas, Wilson Carvalho, por sua vez, enfatiza a importância do evento para o crescimento da atividade turística na região. “As expectativas são excelentes. Para nós, representa uma grande oportunidade para aprendermos a fomentar o turismo nos municípios”, afirma.

Segundo Carvalho, atualmente a cidade tem buscado parcerias como estratégia para desenvolver o setor. “Seja o turismo local ou religioso, estamos analisando todas as possibilidades para que, nos próximos anos, Águas Lindas se torne um destino atraente para visitantes”, finaliza.

SERVIÇO

Encontro Estadual do Turismo de Goiás – O futuro do Turismo começa aqui

Data: dias 25 e 26 de março; terça, das 19h às 22h; e quarta, das 8h30 às 18h

Local: Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Brasília-DF

Leia também:

Entorno vai marcar presença na Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina