A capital do país atrai um fluxo constante de visitantes, que podem facilmente se deslocar em direção aos municípios adjacentes e explorar os tesouros naturais da região, aproveitando as rotas turísticas e a boa gastronomia goiana. Nesse sentido, a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) tem apostado em políticas públicas para fomentar e desenvolver o potencial turístico do Entorno do Distrito Federal.

A Chapada dos Veadeiros já é um destino consolidado, segundo avalia o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, mas há outras áreas com grandes atrativos, as quais já começam a receber mais atenção e divulgação. E uma das estratégias da autarquia para ajudar a disseminar informações ao público sobre essas localidades no Entorno foi a criação, em dezembro de 2023, de mais uma região no mapa turístico de Goiás, a “Encantos do Planalto Central”, composta por oito municípios próximos ao DF: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina.

E ainda há mais um município do Entorno, Cocalzinho, na chamada “Região do Ouro”, outra que integra o mapa turístico do estado e inclui, também, duas cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) bastante consolidadas turisticamente: Pirenópolis e Corumbá.

Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, Fabrício, que também preside o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), dá mais detalhes sobre sua linha estratégica para fortalecer a divulgação dos atrativos do Entorno do DF, destacando a gastronomia, o ecoturismo e o turismo rural como diferenciais.

O presidente da Goiás Turismo com o governador Ronaldo Caiado e o vice Daniel Vilela (Foto: Divulgação)

Paulo Henrique Magdalena – Quais foram as ações mais significativas em prol do turismo nos municípios do Entorno do Distrito Federal?

Fabrício Amaral – A gente criou uma região turística nova. Nós tínhamos 11 e essa é a 12ª, Encantos do Planalto Central, composta de vários municípios. O Governo Federal, o Ministério do Turismo, todos reconhecem essa região como sendo de interesse turístico, com potencial de receber verba pública. Esse é o primeiro ponto. O segundo é que a gente tem apostado muito, com a Secretaria do Entorno, com a Carol, nossa parceira, em eventos gastronômicos. Já vamos para a segunda feira #NoEntornoTem, justamente para os municípios divulgarem o que têm de melhor: gastronomia, festas religiosas e hotéis-fazenda. A gente mapeou os principais atrativos e já são mais de 50 consolidados no Entorno. A Goiás Turismo, o governo como um todo, tem feito um trabalho de divulgação e organização dos potenciais turísticos da região.

Paulo Henrique Magdalena – Como a Região Encantos do Planalto Central se diferencia das outras regiões turísticas de Goiás em termos de atrativos e potencial turístico?

Fabrício Amaral – Primeiro, a logística. Você tem um fluxo de turismo de mais de 3 milhões e meio de pessoas. Eu acho que isso conta muito. O terceiro maior aeroporto do Brasil está em Brasília, uma cidade que tem um fluxo de pessoas muito grande e que, às vezes, não têm o que fazer. Então, a gente aproveita esse fluxo para poder divulgar. Realmente é uma região muito bonita, com muitas belezas naturais e muita história. Em Luziânia, por exemplo, tem a Fazendinha JK, e o Lago Corumbá IV está despontando como uma nova opção. Há bons elementos de diferenciação que realmente têm colocado o Entorno em uma posição de destaque.

Comitiva goiana presente na feira Pesca & Companhia Trade Show 2024, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Paulo Henrique Magdalena – A proximidade de Brasília é vista como um ponto facilitador para o turismo no Entorno. Como essa vantagem é aproveitada na promoção turística da região?

Fabrício Amaral – Tudo fica muito mais fácil. As passagens aéreas estão ainda muito caras. Então, o turismo rodoviário voltou, depois da pandemia, a estar em evidência. As pessoas querem algo mais acessível e mais rápido com a família. É onde entram os hotéis-fazenda. O Bali Park, em Luziânia, é muito bonito. O hotel Tauá, em Alexânia, fica a uma hora de Brasília. Eu acho que a proximidade rodoviária e o custo Goiânia-Brasília para o Entorno se tornam, talvez, o grande atrativo. Pirenópolis, Formosa, Alexânia, Luziânia e Padre Bernardo, por exemplo, são cidades com atrativos muito bons e ficam muito próximas à capital federal.

Paulo Henrique Magdalena – Qual a importância do turismo rural para o Entorno em termos econômicos?

Fabrício Amaral – A gente está criando um programa de turismo rural com a Emater. É uma essência cultural do Estado de Goiás. Nós temos no campo e, sobretudo, nas pequenas propriedades, que se confundem com a própria história do estado. Temos uma veia muito rural. Não só de ficar no campo, mas de valorização das coisas do campo, da comida, do jeito simples de viver, das famílias que gostam de ficar no campo. Então, isso tem que ser valorizado. Nesse grande programa de turismo rural que estamos elaborando junto à Emater, tenho certeza de que o Entorno vai, também, se destacar nesse sentido.

Paulo Henrique Magdalena – Quais são as políticas públicas para que haja crescimento desse segmento do turismo local?

Fabrício Amaral – Basicamente o envolvimento dos municípios. As prefeituras têm que participar, juntamente com os empresários e a comunidade, realizando uma forte promoção e qualificação. A gente tem muitos cursos disponíveis e gratuitos. São pequenos elementos que, somados à participação do estado, dão condições para que o empresário e a sociedade como um todo conheçam de fato o turismo no Entorno. A política pública do governador Ronaldo Caiado é uma bandeira. A gente trabalha de forma contínua e permanente.

Fabrício Amaral marcou presença na WTM Latin America (Foto: Divulgação)

Paulo Henrique Magdalena – Cristalina ganhou o primeiro lugar no estado como Prefeitura Empreendedora pelo Sebrae, devido ao seu projeto “Cristaline-se”, na categoria Turismo e Identidade Territorial. Em sua opinião, como a cidade se destaca como destino turístico?

Fabrício Amaral – Cristalina é, talvez, um dos principais municípios que tem apostado muito no turismo. Seja na questão dos cristais ou das cachoeiras e lagos. O município tem fazendas bonitas e é muito perto de Brasília. Também tem uma boa rede hoteleira.

Paulo Henrique Magdalena – Como a Feira #NoEntornoTem, que irá para a sua segunda edição, ajuda a contribuir para o turismo na região?

Fabrício Amaral – Essa feira a gente consegue colocar em nível nacional. As pessoas começam a conhecer o Entorno e conversam com empresários muito importantes. E agora, em setembro, vamos participar da Abav Expo, que vai ser em Brasília. Trata-se de uma das maiores feiras da América Latina. A Goiás Turismo vai estar com um estande de quase 100 metros e o Entorno, com certeza, vai ser bastante prestigiado.

Paulo Henrique Magdalena – Quais são os próximos passos e eventos planejados para continuar promovendo o turismo do Entorno no mercado internacional?

Fabrício Amaral – Estamos com parcerias junto com o Consórcio Brasil Central e Inframerica, do aeroporto de Brasília, já trazendo turistas internacionais. Recentemente, recebemos chilenos. E em setembro, na Abav Expo, vamos receber 30 países para visitar, também, o Entorno. Então, estamos muito bem posicionados no mercado internacional. É um trabalho completo, envolvendo qualificação, políticas públicas, governança e promoção. Acho que são estes os pilares de desenvolvimento do turismo no estado.

O presidente da Goiás Turismo em evento com a presença de Ronaldo Caiado; o prefeito de Cocalzinho, Alessandro Barcelos; e a secretária do Entorno, Caroline Fleury (Foto: Divulgação)

Paulo Henrique Magdalena – Como a gastronomia local está sendo integrada e promovida dentro das rotas turísticas do Entorno do Distrito Federal?

Fabrício Amaral – A gastronomia é um elo de brilho para qualquer ação e o Entorno tem uma gastronomia muito rica. Veio da mistura do nordestino, mineiro e goiano. É necessário promover a região e divulgar os destinos, sendo que, dentro desses elementos, há a gastronomia, cuja valorização seja, talvez, um dos pilares do turismo.

Paulo Henrique Magdalena – Recentemente, uma pesquisa do Ministério do Turismo indicou que a Chapada dos Veadeiros está no 9º lugar no ranking de destinos mais desejados. Como essa classificação impacta as estratégias de promoção turística da região?

Fabrício Amaral – A Chapada é um destino muito consolidado e está como carro-chefe da Goiás Turismo para promoção internacional, seja por conta de seus elementos naturais ou pelo bem-estar. A Chapada realmente se destaca nesse quesito.

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