Europeus estão descobrindo as atrações turísticas do Entorno
01 março 2024 às 17h26
COMPARTILHAR
Duas feiras europeias, uma em Lisboa (Portugal) e outra em Berlim (Alemanha), estão recebendo a “Missão Visit Brazil na Europa”, da Embratur, com a participação da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo). Entre os atrativos divulgados estão os do Entorno, com destaque para os roteiros de ecoturismo e a gastronomia, dois segmentos que chamam muito a atenção dos europeus.
Até o dia 3 de março, a comitiva do Governo de Goiás estará presente na Feira Bolsa de Turismo de Lisboa e, de 5 a 7 de março, será a vez da Convenção ITB Berlin, com previsão de reunir em torno de 160 mil pessoas. “O europeu busca experiências ao ar livre e vamos mostrar o que a gente tem em termos de natureza com a divulgação das 12 regiões turísticas de Goiás”, afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Porta de entrada para o mundo
Uma dessas regiões é a Encantos do Planalto Central, que abrange Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina. O Fórum da região é presidido pela secretária de Turismo e Cultura de Formosa, Pâmella Miranda, que enxerga de forma muito positiva o trabalho da Goiás Turismo. “Temos dois aeroportos internacionais muito próximos, em Brasília e em Goiânia, com vários voos diretos, fazendo do Entorno um destino fácil para os europeus começarem a frequentar nossa região”, avalia. “Somos uma porta de entrada para os estrangeiros”.
A secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, concorda e considera que a proximidade das cidades goianas, com potencial turístico, do DF é um aspecto facilitador. “Brasília é ponto de chegada de gente do mundo inteiro. O turista pode escolher um roteiro completo nas cidades do Entorno com opções para quem procura sossego ou aventuras radicais. Isso sem falar na gastronomia”, ressaltou a secretária.
Pâmella Miranda, por sua vez, reforça um chavão que tem sido utilizado como estratégia de divulgação pelos que participam de comitivas de turismo no exterior: “Goiás é diferente de tudo”. “E é mesmo. Temos atrações que outros estados não têm. E esse mote de mostrar os nossos diferenciais tem dado muito certo”, observa.
Rotas diferenciadas na região
Outra região goiana no Mapa do Turismo e que também envolve o Entorno é a “do Ouro”, que reúne Abadiânia, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Luziânia e Valparaíso de Goiás. Como o nome indica, a região possui cidades com valor histórico na exploração mineral. Dentro deste mapa, Cristalina se coloca como um dos maiores centros logísticos de comercialização de pedras preciosas e semipreciosas do mundo, além de se configurar como a cidade com a maior reserva de cristal de rocha do mundo.
Nas feiras internacionais, também tem sido apresentados outros destinos que passam pelo Entorno, como o Caminho de Cora Coralina, que é a única trilha de poesia do mundo; a Rota dos Pireneus de uva, queijos e vinhos; além do Circuito de Pesca Esportiva.
Nova edição da Feira #NoEntornoTem
A presidente do Fórum da Região Turística Encantos do Planalto Central anuncia, ainda, que este ano, provavelmente no final de maio, acontecerá a segunda edição da Feira #NoEntornoTem, no Parque da Cidade, em Brasília (DF), uma ótima oportunidade para os visitantes conferirem tudo o que a região adjacente ao Distrito Federal tem a oferecer. “O evento é uma iniciativa da SEDF-GO e ontem mesmo a secretária da pasta, Caroline Fleury, veio falar comigo e comentamos sobre a feira”, relata. “A primeira edição foi muito boa e a expectativa é que a segunda seja muito melhor”, finaliza.