Representantes de embaixadas serão apresentados às rotas turísticas do Entorno
19 junho 2024 às 15h55
COMPARTILHAR
Está previsto, para o segundo semestre de 2024, a apresentação de rotas de turismo, cultura e gastronomia das cidades da Região Metropolitana do Entorno (RME) a representantes de embaixadas. A iniciativa foi proposta durante reunião entre a Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO) e a Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter-DF), onde estiveram presentes também a secretária de Turismo e Cultura de Formosa, Pâmella Miranda – que é presidente do Fórum da Região Turística Encantos do Planalto Central –; a secretária de Turismo de Cristalina, Luciana Passos; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Cidade Ocidental, Felipe Camargo; e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cocalzinho de Goiás, Sebastião Neto.
O titular da Serinter-DF, Paco Britto, anfitrião do encontro, declarou, em entrevista ao Jornal Opção Entorno, que o Entorno do DF é uma região significativa e que oferece muitas opções de cultura e turismo praticamente integradas à capital, já que estão ao redor de Brasília. “Neste ano, firmamos parcerias para ofertar também as rotas dessas regiões, que são várias. A iniciativa fomenta o turismo em toda a região – DF e Entorno – não apenas para o corpo diplomático, mas para todos os turistas nacionais e internacionais que chegam a Brasília”, ressaltou.
Atrações variadas
A superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado da SEDF-GO, Paula Tredicci, por sua vez, lembrou o fato do Entorno ser bastante rico em roteiros de ecoturismo e aventura, algo já bem consolidado entre os visitantes da região. “Mas queremos mostrar que existe uma estrutura preparada para ampliar nosso turismo exigente e segmentado”, pontuou. “Queremos também divulgar a cultura da região, que passa por produtos típicos, como a marmelada, e pelo artesanato, que traz a identidade goiana”.
Inclusive, já está sendo elaborada uma programação com várias rotas turísticas, para que os representantes das embaixadas possam vivenciar essa experiência do Entorno. Em Cristalina, por exemplo, o foco é o turismo de experiência, como o garimpo de cristais, os quais podem ser transformados em peças exclusivas, para a pessoa levar como lembrança. Já em Formosa, destacam-se as belezas naturais das cachoeiras e a comida típica goiana; em Cidade Ocidental, por sua vez, o artesanato local tem bastante relevância, enquanto em Cocalzinho um dos principais atrativos é a rota de queijos e vinhos.
Leia também:
Alunos do Entorno vão visitar embaixadas e conhecer culturas de outros países