A Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, definiu os nomes que irão compor a Mesa Diretora para o ano legislativo de 2026. As escolhas ocorreram em reuniões realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro.

Na segunda-feira (15), os vereadores elegeram José Filho como presidente do Legislativo municipal para o próximo ano. A votação contou com apoio da base aliada ao governo municipal. A posse oficial está prevista para o início do próximo ano legislativo.

Já na manhã desta terça-feira (16), foi confirmada a escolha do vereador Neném da Civil para o cargo de vice-presidente da Câmara. A definição ocorreu durante um café da manhã que reuniu a prefeita Jéssica do Premium, o vice-prefeito, secretários municipais e vereadores.

Neném da Civil atuou em 2025 como líder do governo na Câmara. Reeleito nas eleições de 2024, ele concorreu pelo Partido Progressistas (PP) e obteve 791 votos. Natural de Brasília (DF), tem 46 anos.

Com a nova composição, a Mesa Diretora será responsável por conduzir os trabalhos legislativos ao longo de 2026, conforme as normas previstas no Regimento Interno da Câmara Municipal.

De acordo com o regimento, entre as atribuições dos vereadores estão participar das discussões e votações em plenário, apresentar propostas de interesse coletivo, integrar comissões e concorrer aos cargos da Mesa Diretora. Também são deveres dos parlamentares, entre outros pontos, cumprir as normas regimentais, comparecer às sessões e declarar bens no início e no fim do mandato.

Nas redes sociais, a escolha do presidente gerou manifestações de apoio. Em um dos comentários, um internauta escreveu: “Torcemos para que ele fortaleça e proporcione mais independência do Poder Legislativo”. Em outra publicação, foi registrado: “Parabéns @diegosales.midia fez um excelente trabalho é bom vê as denúncias dando retorno”.

Em relação à escolha do vice-presidente, também houve críticas nas redes sociais. Um comentário afirmou: “Se eu tivesse advogado, iria comentar o que penso e o que um terço da população pensa e não pode falar”. Em outra manifestação, um internauta escreveu: “Melhor coisa é o silêncio”.