Quer o melhor da culinária regional? Siga pra Formosa!
13 dezembro 2023 às 19h22
COMPARTILHAR
Pegar a estrada pra relaxar é sempre especial, e no rumo de Formosa você pode desfrutar de um programa day use com cachoeiras, trilhas e lagoa e, ainda, se deliciar com a culinária local.
No caminho para Itiquira, saindo perto da hora do almoço, uma boa dica é parar para almoçar no agradável Dom Fernando, restaurante rural. Uma delícia de lugar com um farto buffet, que apresenta o melhor das culinárias goiana e mineira.
Um local para degustar com calma uma cachaça de qualidade acompanhada por um perfeito pequi in natura, galinha caipira, guariroba (gueroba), pernil de porco, costelinha e mais uns 20 tipos de pratos quentes servidos no fogão à lenha. Quer peixe? Tem também, feito na panela de barro, como manda o protocolo gastronômico goiano.
As sobremesas merecem um capítulo à parte. A melhor ambrosia do mundo é servida no Dom Fernando! Os doces de laranja, mamão e goiaba são de comer de joelhos. O doce de leite da fazenda eu nem vou falar nada, para a pessoa não passar vontade.
Depois dessa comilança de respeito, é hora de se refestelar numa rede ou dar uma caminhada para fazer a digestão no belo jardim do casarão em estilo colonial de fazenda, que abriga o restaurante. Muitas famílias se reúnem por lá nos finais de semana, além de grupos de amigos e clubes de jipeiros e motoqueiros, que unem o útil ao muito agradável no passeio pela Rodovia GO-116, no km 06, em Formosa. Saiba mais: https://instagram.com/domfernandooficial?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA==
Com jeito de roça e tempero goiano
Quer ir um pouco mais longe e curtir um dia na fazenda? Siga na direção da estrada rural do Vale do Paranã, no famoso caminho da Biosfera, e chegue no Recanto da Pedra Grande, que é justamente uma reserva que abrange o melhor do ecossistema do Cerrado, com espécies nativas preservadas.
Você será recepcionado pelo simpático casal Carlos e Wateney Carvalho. O Seu Carlos vale uma boa prosa sobre as coisas da terra, da vida rural, da política e dos personagens ilustres com aquela cachacinha de qualidade para dar o bom tom da conversa que rende por horas. Já a dona Wateney sabe tudo sobre produtos naturais, chás, exercícios físicos e a calmaria da vida, além de ser um ótimo papo para fazer a trilha rumo à lagoa da fazenda.
Não à toa, o slogan deste recanto natural é: saia do concreto e curta a natureza! Com direito à mata nativa preservada, sossego, muitos pássaros da região, córregos, trilhas e piscinas naturais.
Mas quando falamos da culinária, é possível apreciar ali aquela comida deliciosa de roça que faz a gente voltar no tempo, naquelas cidadezinhas do interior de Goiás. A fazenda trabalha com agropecuária e fruticultura e boa parte do que é servido à mesa é produzido ali mesmo.
Daí é aquele momento especial de comer um franguinho da roça ou uma galinha caipira com um saboroso angu de milho e aquele feijão gordo especialíssimo. Pode ser também aquela carne assada servida na panela de ferro ou uma costelinha de porco frita na banha como manda o figurino interiorano. A cozinheira merece muitos aplausos! Deu vontade? Pega a estrada pra Formosa e boas férias!
Saiba mais: https://recantopedragrande.com.br/