Em uma megaoperação realizada entre os dias 19 e 22 de maio de 2025, a Receita do Distrito Federal apreendeu uma série de mercadorias transportadas com notas fiscais irregulares ou sem documentação fiscal. A ação teve como objetivo combater a sonegação de impostos e reforçar o controle sobre a circulação de cargas no DF.

Auditores fiscais trabalharam ininterruptamente, inclusive durante madrugadas e fins de semana para barrar produtos que circulavam sem o recolhimento correto de tributos. Entre os itens apreendidos estavam cerveja, etanol, medicamentos, autopeças, sementes, farinha de trigo, calçados, suplementos alimentares e outros materiais.

A maior apreensão ocorreu na madrugada do dia 20, na rodovia DF-290, quando duas carretas foram flagradas transportando, juntas, quase 190 mil unidades de cerveja sem a devida documentação fiscal. “Agimos 24 horas por dia para impedir que a sonegação prejudique a arrecadação e afete os serviços públicos”, afirmou o subsecretário da Receita do DF, Leonardo Lopes Cançado.

Chamou a atenção a carga de medicamentos à base de canabidiol, também sem nota fiscal. Foto: Reprodução Receita Federal DF

Outra apreensão de destaque envolveu 61 mil litros de etanol anidro. Em uma abordagem na BR-060, uma carreta com mais de 60 mil litros do produto foi flagrada com nota fiscal irregular. Uma das cargas que mais chamou a atenção foi a de medicamentos à base de canabidiol, também sem nota fiscal, que foi levada a um depósito para averiguação.

“Essas operações mostram que estamos atentos e preparados para evitar que produtos circulem sem pagar os impostos devidos”, destacou um dos auditores fiscais que participaram da ação. Ao todo, as mercadorias apreendidas somam aproximadamente R$ 1,7 milhão. Os tributos e multas correspondentes chegam a quase R$ 1 milhão.

“O combate à sonegação é uma forma de proteger os empresários que atuam de forma correta e de garantir recursos para financiar serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança”, afirmou o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz.

A Receita informou que seguirá realizando fiscalizações desse tipo de maneira contínua e estratégica. “Essas ações são fundamentais para manter a justiça fiscal e garantir que todos contribuam para o desenvolvimento do Distrito Federal”, concluiu o subsecretário Leonardo Lopes Cançado.

Leia também:

Receita do DF apreende mais de 96 mil garrafas de óleo e 10 mil de conhaque em combate à sonegação