O Governo de Goiás pretende implantar sistemas de irrigação em propriedades rurais para viabilização do projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. O município de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, está entre as cidades beneficiadas pela iniciativa, organizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). Outros municípios contemplados são Flores de Goiás e São João d’Aliança.

O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e a inclusão socioprodutiva no nordeste goiano, por meio de estímulo ao trabalho de produtores de comunidades tradicionais ou oriundos da reforma agrária. Para isso, foi escolhida, para a atividade de fruticultura, a produção de manga e maracujá, os quais são bem adaptáveis à região, seja no que se refere às condições climáticas, terreno ou água disponível.

Critérios de participação

A iniciativa já conta com um projeto piloto, com 10 produtores, mas outros agricultores interessados podem se inscrever até o dia 26 de janeiro no site da Seapa, para participar. Contudo, é preciso atender a alguns critérios contidos no edital de Chamamento Público no 002/2023, como ter área cultivada ou cultivável com potencial para irrigação.

As propriedades beneficiadas no projeto vão receber inicialmente um conjunto de irrigação para cobertura de dois hectares, sendo um para cultivo de manga e outro para maracujá. O governo goiano vai oferecer a estrutura de irrigação, bancada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).