Município da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), Cavalcante é uma das cidades com maior proporção de moradores quilombolas. E é essa parcela da população que está sendo especialmente atendida na unidade local da Emater Goiás até o dia 21 de fevereiro, em ação batizada de “Semana do CAF Quilombola”.

A iniciativa tem como objetivo motivar os pequenos agricultores da região a atualizarem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Com o documento, esses produtores vão poder se inscrever no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Quilombola), que deve ser lançado ainda neste semestre e possibilita a venda da produção agrícola ao governo estadual. Os alimentos adquiridos são, então, doados a instituições cadastradas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), as quais distribuem os itens a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ideia, portanto, é trabalhar em duas frentes: promover geração de renda a agricultores familiares, que passam a ter um mercado para os seus produtos, e combater a insegurança alimentar, fazendo a produção chegar a quem mais precisa.

Pré-requisito

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, avisa que, para fazer parte do PAA, é preciso ter o CAF atualizado. “O documento é pré-requisito obrigatório para participar do programa”, ressalta. “Por isso, estamos realizando a Semana do CAF Quilombola, para emitir o documento para agricultores de comunidades quilombolas da região que tenham interesse em participar desta e de outras políticas públicas voltadas para o agricultor familiar”, acrescenta.

Entre as várias iniciativas do setor agrícola que podem beneficiar pequenos produtores com o CAF em dia, além do PAA, estão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF).

Leia também:

PAA Quilombola e outras ações do Governo de Goiás chegam a São João d’Aliança