Três municípios do Entorno receberão a 2ª Expedição Safra Goiás
27 novembro 2024 às 10h30
COMPARTILHAR
A segunda edição da Expedição Safra Goiás 2024/25 acontece entre os dias 18 e 23 de janeiro, período em que será pesquisado o comportamento das lavouras em todo o estado. O evento é organizado pelo Sistema FAEG, Senar e FAG, com colaboração de sindicatos rurais, além de outros parceiros da iniciativa pública e privada. Especialistas de diversas instituições vão estar envolvidos na análise das culturas de soja, fazer diagnósticos das perdas e verificar as condições do plantio nos diversos sistemas de produção.
Segundo o vice-presidente administrativo da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Armando Rollemberg Neto, a ideia é que a Expedição, ao percorrer 38 municípios, abranja todas as regiões goianas, sendo uma oportunidade de conhecer, in loco, a realidade dos produtores, sobretudo nas vésperas da colheita da safra 24/25. “As lavouras em Cristalina, Formosa e Padre Bernardo também serão avaliadas, para que possamos realmente entender os principais desafios da região do Entorno”, frisa Armando.
Ainda, em relação à área circunvizinha ao Distrito Federal, ele faz menção especial à grande produtividade de grãos em Cristalina, destacando-a como uma das mais relevantes do estado, ao lado de Rio Verde e Jataí. “O município é um dos maiores produtores de soja, além de promover a diversificação de culturas, como milho, trigo, feijão, fruticultura, hortaliças e café”, enumera. “Temos ainda a produção agropecuária e precisamos conhecer a realidade tanto da agricultura de sequeiro quanto da agricultura irrigada, pois irrigação também é palavra-chave, quando falamos da produtividade na região”, explica.
Irrigação sustentável
Com um Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de R$ 8,5 bilhões, sendo quase R$ 5 bilhões atribuídos à área irrigada, Cristalina ostenta a maior área irrigada do país, cobrindo cerca de 80 mil hectares, o que permite o cultivo em até três safras distintas, iniciando em outubro e encerrando em agosto. “Entre as principais culturas está a de soja, seguida do milho, que se diversifica em milho doce, milho semente, milho grão e milho para pamonha. O sorgo também é importante no cultivo da segunda safra”, afirma o engenheiro agrônomo Renato Caetano, diretor do Sindicato Rural de Cristalina e um dos participantes da Expedição Safra Goiás. “As culturas de trigo, feijão e arroz completam a produção de cereais sequeiro/irrigado”, acrescenta.
Para ele, o município do Entorno é um exemplo do quanto a irrigação tem fundamental importância na segurança da produção e na diversidade de culturas, garantindo o abastecimento interno de alimentos. “Com isso, já atingimos patamares de sustentabilidade para assegurar a longevidade do sistema produtivo. A soja, em especial, tem elevado a produtividade média do município devido à irrigação”, avalia.
Polo do agronegócio
Formosa também se destaca na produção de grãos no Entorno e receberá a visita dos especialistas para diagnóstico das lavouras. “A Expedição Safra Goiás é uma iniciativa muito interessante, tendo em vista a parceria que eles têm com o sistema FAEG e Senar. Eu vejo que Formosa tem esse potencial, por ter um polo do agronegócio aqui no município”, observa a prefeita eleita Simone Ribeiro (PL). E complementa: “É uma oportunidade de termos abertura de espaço e diálogo para integrar essa comunidade formada por micro, pequenos, médios e grandes produtores rurais”.
De acordo com a gestora eleita, projetos como esse contribuem para o fortalecimento do setor agropecuário no município. “Nós temos aqui grandes produtores de sementes e quanto mais eles crescem, mais nós desenvolvemos a cidade”, salienta.
Roteiro da Expedição
Ao longo da Expedição Safra Goiás, estão previstas visitas estratégicas aos seguintes municípios goianos: Posse, Cabeceiras, Formosa, Água Fria, Padre Bernardo, Barro Alto, Goianésia, Uruaçu, Campinorte, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Britânia, Jussara, Firminópolis, Paraúna, Iporá, Caiapônia, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Inaciolândia, Itumbiara, Joviânia, Edeia, Pontalina, Piracanjuba, Morrinhos, Ipameri, Caldas Novas, Catalão, Campo Alegre de Goiás, Cristalina, Orizona, Silvânia e Anápolis.
Leia também:
Cristalina está no top 11 com maior participação no valor da produção agrícola brasileira