Resultados do marcador: PL

Encontramos 10 resultados
jose-roberto-arruda-foto-divulgacao (1)
Bastidores
PL de Izalci Lucas deve compor com Arruda contra Celina Leão

Ibaneis Rocha e Celina Leão podem perder o apoio de Michelle Bolsonaro, pré-candidata ao Senado? Se perderem, estarão praticamente fora do jogo na disputa pelo Senado e pelo governo

O quadro político do Distrito Federal está complicado. Até há pouco tempo, eram favas contadas que a vice-governadora Celina Leão, do pP, seria eleita governadora. Acreditava-se também que o governador Ibaneis Rocha, do MDB, seria eleito senador sem esforço.

Izalci Lucas, senador: fechado com Arruda, pode ser vice ou candidato ao Senado | Foto: Reprodução

Mas eis que, diria o filósofo Isaiah Berlin, surgiu o imponderável — José Roberto Arruda, do PSD. Em Brasília há um consenso: se deixarem Arruda disputar — se a disputa não for judicializada contra o engenheiro —, dificilmente será derrotado por Celina Leão.

O senador Izalci Lucas, do PL, afirma que irá apoiar Arruda. E pode até ser o seu vice. Ele é ligado ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, um expert em detectar vitoriosos.

Alberto Fraga: PL ao lado de José Roberto Arruda | Foto: Reprodução/Jornal de Brasília

O deputado Alberto Fraga, do PL, também já declarou que irá apoiar Arruda. Fez até discurso contundente pró-ex-governador.

O ex-deputado Vilmar Rocha, do PSD em Goiás, amigo e aliado de Arruda, sustenta que “a candidatura de Celina Leão e Ibaneis Rocha subiu no telhado. Eles estavam certo de que iriam fazer um acordão com o PL e agora parte do partido decidiu apoiar o ex-governador”.

Ibaneis Rocha e Celina Leão: fora do páreo? Ainda não | Foto: Divulgação

“O quadro de Brasília está mais ou menos assim hoje: Arruda é o favorito para governador. O nome dele está na boca do povão, da classe média e da elite. Para o Senado, há uma favorita, a ex-primeira-dama Michelle Dama. Os demais estão no jogo, mas sem favoritismo”, pontua Vilmar Rocha.

Damares Alves pode entrar no jogo

Há indícios de que Michelle Bolsonaro pode até apoiar Celina Leão para governadora, pois as duas mantêm bom relacionamento. Mas dificilmente a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro irá apoiar Ibaneis Rocha para senador.

Damares Alves: possível candidata ao governo | Foto: Divulgação

De acordo com um político de Brasília, da direita, Michelle Bolsonaro pode apoiar Bia Kicis, do PL, para senadora. O grupo da ex-primeira-dama questiona a “lealdade” de Ibaneis Rocha e sustenta que, pelo contrário, a deputada federal é “leal”.

Consta que o grupo de Michelle Bolsonaro pode romper com Celina Leão, apesar do relacionamento cordial, e apoiar a senadora Damares Alves para governadora. Mas não há nada definido. Por enquanto, a ex-primeira-dama apoia a candidatura da vice-governadora.

Bia Kicis e Michelle Bolsonaro: no jogo para o Senado | Foto: Divulgação do PL

O PT deve bancar o presidente do Iphan, Leandro Grass, para governador. O PSB pôs o nome de Ricardo Capelli em circulação para testá-lo para governador. A tendência é que, dada a força da direita em Brasília, Grass e Capelli se unam para a disputa. Um vai a governador e o outro a senador (ou vice).

O deputado federal Fred Linhares, do Republicanos, que aparece nas pesquisas, é cotado tanto para governador quanto para senador. Mas há quem postule que será candidato à reeleição.

Um deputado disse ao Jornal Opção, em tom jocoso: “Será a primeira vez na história que uma erva medicinal, Arruda, vai devorar um carnívoro, Leão”. (E.F.B.)

wdol_abr_2711187725
Política
Bolsonaro indica Flávio como nome do PL para disputa à Presidência em 2026

Preso em Brasília, ex-presidente comunicou aliados que aposta no filho mais velho para liderar a chapa; plano prevê viagens pelo país e fortalecimento político.

Bia Kicis Foto Marcello Casal- Agência Brasil
Política
Bia Kicis diz que ficou “sentida” com saída de Arruda do PL; deputada confirma pré-candidatura ao Senado

Presidente do PL-DF afirma que partido seguirá forte apesar da saída do ex-governador e aposta em dobradinha com Michelle Bolsonaro na corrida pelo Senado.

WhatsApp Image 2025-10-07 at 15.47.59
Bastidores
Arruda deixa PL após 10 anos e mira no PSD de Paulo Octávio

Ex-governador comunicou saída ao presidente Valdemar Costa Neto e diz que vai percorrer todas as cidades do DF antes de decidir novo rumo político.

Política
Walter Roriz é nomeado chefe da nova Subsecretaria de Proteção aos Animais de Produção no DF

Veterinário por formação, Walter ocupará uma pasta estratégica que cuidará de animais soltos, abandonados e atropelados no Distrito Federal, oferecendo tratamento adequado.

Prefeitos podem ficar no PL, mas apoiarão Daniel Vilela e não Wilder Morais

Os prefeitos do Partido Liberal são liderados em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado e pelo vice-governador Daniel Vilela. Então, não precisam se desfiliar

Bolsonaro é levado a hospital em Natal após mal-estar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi encaminhado a um hospital em Natal nesta sexta-feira, (11), após sentir-se mal, segundo informações do senador Flávio Bolsonaro (PL)

Bastidores Entorno
Prefeito eleito pelo PL, Carlinhos Mangão diz que apoia 100% Daniel Vilela para governador

O prefeito de Novo Gama afirma que não planeja sair do PL, mas não teme expulsão pela cúpula do partido. “Não recuo do apoio a Daniel Vilela”

Política
Projeto que aumenta pena de feminicídio para até 40 anos é aprovado

PL altera o Código Penal, a Lei das Contravenções Penais, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e a Lei Maria da Penha

Mulheres serão decisivas nas eleições municipais na região do Entorno

Maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres têm um papel crucial na seleção dos representantes nestas eleições. De acordo com dados do TSE, dos 246 municípios de Goiás, 135 têm mais eleitoras que eleitores. Na região do Entorno, são cerca de 450 mil mulheres votantes, sendo a maioria dos municípios de Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Novo Gama