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O presidente do Instituto Saúde Sustentável (ISAS), Felipe Martins, falou ao Jornal Opção Entorno sobre a iniciativa, que acontece até o dia 5 de dezembro no Quilombo Kalunga, localizado no município da Ride

A Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) pela qualidade e compromisso com alunos de regiões rurais, em especial as do DF e do Entorno. Fontes ouvidas pela reportagem trazem mais detalhes sobre a proposta pedagógica

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) reforça o apoio a projetos que fortalecem as comunidades negras e quilombolas da Chapada dos Veadeiros, região da Ride

O Jornal Opção Entorno conversou com candidatos Kalungas do município e um cientista político, para mostrar as conquistas, desafios e importância da representatividade quilombola para atendimento das principais demandas das comunidades tradicionais

Vilmar Kalunga acompanhou as comissões da Alego essa semana. Primeiro representante do maior quilombo do Brasil a conquistar um cargo eletivo, o prefeito de Cavalcante participou da reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas, que no último encontro do ano recebeu prefeitos, vice-prefeitos e lideranças. O objetivo da sessão era fazer uma retrospectiva dos trabalhos realizados pela comissão e ouvir, também, as demandas dos municípios. Durante a reunião, o prefeito Vilmar Kalunga disse que é preciso realizar a estadualização do trecho que liga Cavalcante a Colinas do Sul. Ele afirmou que a vistoria foi feita, mas ainda não foi concretizada a situação.
Ancestralidade e cultura quilombola em destaque
A cultura quilombola anda em alta e a Comissão de Educação do Parlamento goiano se reuniu esta semana para a deliberação de projetos. Entre as proposituras incluídas na pauta e que seguem para apreciação em Plenário, destaca-se a de autoria do deputado Dr. George Moraes (PDT), que visa a instituição da Política Estadual de Incentivo à Educação Quilombola em Goiás. A proposta busca a valorização da cultura e história das comunidades tradicionais no estado, em especial a quilombola, com enfoque no incentivo à autonomia didático-pedagógica dessas comunidades.
O parlamentar enfatizou que a educação vai muito além do ambiente escolar e que a cultura dentro de comunidades se desenvolve de modo ancestral. O deputado defendeu, ainda, a superação do racismo institucional e estrutural por meio da educação e da valorização de identidades únicas, como é o caso dos quilombolas.