As movimentações em torno do pleito de 2026 estão a todo vapor e os caciques da política do Entorno do Distrito Federal saem em busca de nomes que garantam representatividade tanto no Poder Executivo, quanto no Legislativo. Em Novo Gama, não é diferente. Rolam especulações sobre uma possível candidatura de algum político do próprio município para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). E a primeira-dama, Joscilene Martins, secretária de Promoção Social e Cidadania, é uma das lideranças cotadas para concorrer como deputada estadual.

Segundo o prefeito do município, Carlinhos do Mangão, o nome dela vem sendo, de fato, ventilado, mas não há nada definido. “Eu não discuti essa questão ainda com o nosso grupo político. Hoje, temos um deputado estadual que não é da cidade, mas nos ajuda muito, o Wilde Cambão (PSD). E apoiamos reeleição dele, com o compromisso dele nos ajudar na cidade até 2026”, explica o gestor.

E citou uma saia justa pela qual passou, durante o lançamento da ordem de serviço do Hospital Municipal de Novo Gama. “A deputada federal Lêda Borges (PSDB) divulgou o nome da Joscilene durante o evento, no meio de todo mundo. Foi algo meio desagradável; na ocasião, estava presente o deputado Wilde Cambão e tive de desfazer o mal-entendido”, revela. E complementa: “Se o grupo falar que não vamos lançar candidato do município e que ele vai continuar sendo o Wilde Cambão, é claro que vamos acatar, até porque tivemos uma votação expressiva, com quase 80% dos votos”.

Vale destacar que Joscilene é considerada uma força política com relevante popularidade devido ao seu trabalho na Secretaria e ao ótimo trânsito no meio evangélico, com quem também realiza ações sociais em prol de comunidades mais vulneráveis.

Carlinhos do Mangão e Joscilene: “Se o grupo falar que não vamos lançar candidato do município, é claro que vamos acatar” (Foto: Divulgação)

O Entorno na chapa majoritária

Outra questão relacionada às eleições de 2026 é sobre quem vai compor a chapa majoritária com Daniel Vilela (MDB), atual vice-governador e provável sucessor de Ronaldo Caiado (UB) no governo de Goiás. Tudo indica que um representante do Entorno será escolhido para estar ao lado de Daniel na disputa. Diego Sorgatto (UB), prefeito reeleito de Luziânia, é um dos nomes cotados, mas ganha força também a possível candidatura de Mangão.

O prefeito de Novo Gama confirma essa hipótese. “Apesar de estar no PL, minha gratidão e o meu compromisso é com o governador Ronaldo Caiado e isso está acima de questões partidárias. Meu nome foi citado devido a essa proximidade”, pontua. E conclui: “É o Entorno quem decide as eleições, com cerca de 800 mil eleitores. Só perde em número para a Região Metropolitana de Goiânia”.

Leia também:

Célio Silveira diz que Entorno de Brasília planeja lançar o vice de Daniel Vilela em 2026