O encontro contou com a presença do prefeito eleito de Valparaíso, Marcus Vinicius (MDB), do atual prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), e da deputada estadual Dra. Zeli Fritsche (UB). Além disso, participaram representantes de forças de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar, além do Conselho Tutelar, Ministério Público e SAMU.

Esse planejamento regular do GGI-M busca fortalecer o trabalho conjunto entre as equipes de gestão e os efetivos de segurança municipais. “Estamos buscando, acima de tudo, a integração dos municípios, especialmente em regiões de fronteira como Valparaíso e Luziânia, onde é essencial que as equipes atuem de forma coordenada para um combate mais eficaz à criminalidade”, destacou Marcus Vinicius.

O prefeito eleito informou que, no encontro, o comandante da Polícia Militar apontou uma redução nos homicídios em Valparaíso, de 21 casos em 2023 para 13 neste ano. Destes, 10 já foram solucionados, segundo o delegado regional Dr. Rafael Abraão. Esses dados indicam o impacto positivo de se investir em ações integradas.

O planejamento discutido para os próximos meses foca no combate aos crimes de homicídio, roubo e furto. Além disso, serão tomadas medidas contra o som alto em áreas residenciais, tema já em debate junto à Divisão de Posturas e ao efetivo policial, já visando as festas de final de ano.

Colaboração entre municípios

Marcus Vinicius, Diego Sorgatto e Dra. Zeli Fritsche: esforço conjunto em prol da segurança pública (Foto: Divulgação)

Estratégias realizadas de forma conjunta já trouxeram resultados positivos. Um exemplo desse esforço ocorreu recentemente, quando um veículo roubado em Valparaíso foi localizado e o autor do crime foi preso em Luziânia, com apoio da polícia local.

Para Marcus Vinicius, essa colaboração entre cidades vizinhas é essencial para criar um sistema de segurança pública mais robusto e eficiente. A expectativa é que o trabalho integrado e o planejamento estratégico do GGI-M proporcionem aos moradores da região um final de ano mais seguro.

Diego Sorgatto, por sua vez, lembrou que esta é uma boa oportunidade para discutir e fortalecer a cooperação conjunta das forças de segurança na região, a fim de aumentar a eficácia no combate à criminalidade e garantir uma resposta mais rápida e eficiente. Segundo ele, ao unir esforços entre os municípios vizinhos, é possível trazer mais tranquilidade à população, que passa a contar com uma rede de segurança pública mais estruturada e atuante.

“Trabalho sério e investimento”

Representantes das forças de segurança também participaram do evento (Foto: Divulgação)

Já a deputada estadual Dra. Zeli Fritsche elogiou as iniciativas de Marcus Vinicius voltadas à segurança pública. “Uma das minhas prioridades é incentivar ações que ampliem a presença das forças de segurança e facilitem o compartilhamento de informações entre elas”, afirmou. “Exemplo disso é o meu trabalho no Gabinete de Gestão Integrada Municipal, onde participo ativamente em discussões e propostas que visam melhorar a segurança pública de maneira eficaz”.

A parlamentar destacou a importância da integração das forças policiais sob a liderança do governador Ronaldo Caiado (UB), ressaltando que isso tem trazido transformações significativas para a região. “Atualmente, temos uma sensação de tranquilidade muito maior em Valparaíso e em todo o Entorno, e essa é uma conquista que nos orgulha muito, fruto de trabalho sério e investimento”, declarou.

Por fim, ela mencionou sua proximidade e bom relacionamento com as corporações envolvidas com a segurança pública. “Faço visitas frequentes às bases militares e estou sempre em contato com os comandantes, buscando atender as demandas que são levadas até mim”, informou. Para ela, é fundamental assegurar investimentos no aparelhamento e treinamento dos profissionais de segurança, bem como na ampliação das operações de patrulhamento e monitoramento.

Leia também:

Todos juntos pela segurança do Entorno