Parcerias fortalecem o crescimento da região do Entorno em 2024
25 janeiro 2024 às 13h39
COMPARTILHAR
O Jornal Opção Entorno conversou com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila, e com o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), sobre os projetos e atividades para 2024. Na pauta, ações que podem transformar a realidade da região em vários setores, da economia ao transporte e saúde.
Criado por iniciativa do setor produtivo em 2017, o Codese-DF é formado por empresários, acadêmicos, técnicos e outros membros da sociedade civil. “O conselho propõe ações efetivas para garantir o desenvolvimento sustentável de toda a região geoeconômica do DF e Entorno, proporcionando qualidade de vida e condições dignas aos cidadãos, em parceria com o poder público”, explica Leonardo Ávila.
Dentro da atuação do eixo Brasília-Goiânia e Ride, o Codese expôs no documento “O DF que a gente quer 2022-2040” diversas iniciativas para impulsionar a economia dos municípios do Entorno. Entre elas estão a criação de uma Agência de Desenvolvimento da Ride, com a participação do setor produtivo, e a implementação de um polo no eixo Samambaia-Santo Antônio do Descoberto, a fim de estimular o desenvolvimento econômico da região.
“O Codese vem trabalhando junto ao poder público para que muitas propostas apresentadas para os próximos anos se tornem políticas de Estado e, assim, promovam uma agenda consistente de desenvolvimento desses municípios nos próximos anos e décadas. Nosso objetivo principal é melhorar as condições de vida da população do DF e do Entorno por meio dessa parceria com o governo e entidades”, destaca.
ExpoRide: transformação e desenvolvimento
No final de 2023, o Codese-DF se uniu aos governos do DF e de Goiás para fomentar o Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da Ride-DF e Entorno (ExpoRide). “A iniciativa tem como meta principal promover a convergência e o fortalecimento das ações público-privadas voltadas para a geração de emprego e renda, e o desenvolvimento e transformação digital do Entorno”, explica Rosane do Valle, coordenadora-geral do ExpoRide.
O programa prevê uma agenda de ações integradas em quatro frentes de trabalho, as quais já foram iniciadas no ano passado e continuam ao longo deste primeiro semestre de 2024 em 12 municípios goianos que integram a Área Metropolitana de Brasília (AMB): Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Uma das etapas do ExpoRide é a capacitação de agentes públicos e empreendedores municipais para melhorar a capacidade propositiva e de execução de projetos nas localidades. Também são realizados workshops, palestras e hackatowns para a discussão de soluções que levem ao desenvolvimento e geração de renda. “Nesta segunda, com previsão de início em julho de 2024, o foco principal será o apoio à transformação digital, a sustentabilidade e a agregação de valores nas cadeias produtivas dos municípios”, informa Rosane.
O programa também conta com a parceria do Codese Goiânia, com apoio de todas as prefeituras envolvidas e da Amab, com recursos oriundos do termo de cooperação por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF).
União entre os municípios
O prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da Amab, Pábio Mossoró, comenta que a associação tem feito um trabalho de unificação em parceria com os municípios para desenvolver projetos para a região, por meio do Governo do Estado e também do Governo Federal. “Temos realizado várias interlocuções entre os ministérios, os deputados e a bancada de Goiás, com o intuito de trazer benfeitorias para os 33 municípios que compõem a Amab”, afirma.
Pábio enfatiza que a integração entre as prefeituras, os governos e a associação podem contribuir para que todos os projetos municipais sejam implantados. “A secretaria-executiva da Amab tem feito esse diálogo com os órgãos do governo juntamente com a Secretaria de Estado do Entorno do DF, com o intuito de buscar esse diálogo e de aproximar governo e gestores”, ressalta.
Entre as principais ações, o presidente destaca uma futura parceria com o DF por meio de um termo de cooperação, para melhorar a área da saúde. “De forma conjunta, nós estamos dialogando com o colegiado que trata desse tema para buscar soluções para algumas demandas da região do Entorno. Também estão em discussão propostas em outros setores, como a de um consórcio interfederativo para resolver a questão do transporte da Região Metropolitana do Entorno”, conclui.