Produção artesanal estimula o empreendedorismo no Entorno
06 maio 2024 às 14h11
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Nas cidades do Entorno, a produção artesanal tem sido fonte de geração de emprego e renda para muitas famílias, resultando em novos profissionais para o mercado e estímulo ao surgimento de pequenos negócios. E nessa miríade de novos empreendedores já existe, inclusive, um case de grande sucesso, a Manteigaria Nacional, em Luziânia.
A empresa, reconhecida inclusive por profissionais renomados da gastronomia, como Alex Atala, Erick Jacquin, Tuani Bonamini e Tassia Magalhães, já comercializa suas manteigas para todo o país. Atualmente, detém duas certificações que servem como atributos de qualidade: o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e o Selo Arte Municipal, voltado a produtos artesanais.
Segundo o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), o município é pioneiro na adoção do Selo Arte e esta certificação, juntamente com o Selo SIM, mostram, de acordo com o gestor, o compromisso da prefeitura com o progresso econômico local. “Esta conquista é atribuída à diligência e competência dos líderes da fábrica, bem como ao apoio da administração municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Ministério da Agricultura. A obtenção dessas certificações conferiu maior valor aos produtos e facilitou sua expansão no mercado, servindo de modelo inspirador para outros produtores artesanais da região”, analisa Diego.
Confira, no vídeo a seguir, o momento em que a Manteigaria Nacional recebeu a certificação:
Tradição e visão empreendedora
Fundada com raízes familiares e impulsionada pela expertise de seus gestores, a Manteigaria Nacional começou sua jornada em 2016, com uma produção modesta de 7 kg de manteiga por semana. Hoje, é uma referência no setor, produzindo impressionantes 15 toneladas de manteiga por mês, de maneira artesanal e tradicional. Entre as variedades oferecidas estão as manteigas de Tourage, Ghee, Alho Negro, Tartufo e outras.
À frente da empresa está o casal Ricardo Bonilla, técnico agrícola e mestre queijeiro; e Regiane Rêgo, psicóloga por formação. “Estamos constantemente buscando inovar e alcançar novos patamares de excelência em nosso ofício”,afirma Regiane, acrescentando que a manteigaria é responsável pela produção do primeiro croissant de Tourage do Brasil, seguindo fielmente a receita original francesa.
Segundo ela, a empresa alcançou um patamar importante no setor gastronômico por conta de esforço, trabalho e muita criatividade. “Desenvolvemos um produto que não existia no país, a manteiga de Tourage, própria para massa folhada, croissant e pâtisserie. Nisso, ficou conhecida pelos chefs por entregar mais do que uma manteiga comum, sendo mais seca, com melhor sabor e equiparada, em qualidade, ao produto original francês”.
A empresária diz que o negócio foi gestado com a intenção de sair do lugar comum, fazendo algo diferente do que já existia no mercado. “A manteiga com sal, por exemplo, utilizamos flor de sal. Depois nos aprimoramos e passamos a fazer também outros sabores”, relata. “Na pandemia, quando todo mundo se voltou ao mercado dos pequenos produtores, ficamos bastante conhecidos. Crescemos organicamente, por meio do famoso ‘boca a boca’”, pontua.
Colocando a mão na massa
Já em Alexânia, um projeto social denominado “Padaria Artesanal” foi abraçado pela prefeitura e está qualificando profissionais para o mercado de panificação. Curiosamente, trata-se de uma ação que teve origem no ano 2000, em São Paulo, pelas mãos de Lu Alckmin, atual segunda-dama e esposa do vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB).
A iniciativa foi apresentada ao município goiano durante uma visita da segunda-dama à chácara Recanto Mercês, com a presença do prefeito de Alexânia, Allysson Lima (PP). Na ocasião, ficou acertado que seriam qualificados, inicialmente, profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, os quais atuariam como multiplicadores do projeto junto à comunidade.
De acordo com Lu Alckmin, qualquer organização filantrópica pode também aderir ao projeto e capacitar mais pessoas. “A instituição interessada tem à sua disponibilização o kit Padaria Artesanal, que contém um forno, um liquidificador industrial, uma mesa e formas diversas para os pães”, detalha.
Após quatro meses de projeto no município, já foram capacitadas três turmas com 38 alunos. De acordo com a prefeitura, serão abertas ainda mais duas turmas neste primeiro semestre, beneficiando 100 pessoas. A entrega dos certificados de conclusão dos cursos será realizada em junho próximo. “A chave de tudo é o amor. Amor pelo trabalho social, amor pela capacitação das pessoas, para que sejam multiplicadores do projeto em todas as comunidades”, ressalta o prefeito de Alexânia. E complementa: “Pessoas capacitadas, seja na área que for, conseguem empreender e ter uma fonte de renda, o que muda cenário de defasagem de empregos no município. Todas as iniciativas voltadas para sustentabilidade rentável no crivo social para a população, pode ter certeza de que terão apoio total da prefeitura”.