Encontro com coordenadores regionais alinha ações para o 2° semestre de 2024
29 julho 2024 às 11h45
COMPARTILHAR
Professores, assessores pedagógicos e financeiros, diretores e colaboradores de todas as coordenadorias regionais de Educação de Goiás participaram do encontro para alinhamento de ações para o segundo semestre do ano, com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB).
“O encontro constitui um esforço conjunto para aprimorar o modelo pedagógico e de gestão das unidades escolares estaduais, com o objetivo de fortalecer o comprometimento com a excelência da educação e o aprimoramento das experiências de aprendizado, visando bons resultados de aprendizagem ao término da caminhada acadêmica dos estudantes. Também foram apresentados os resultados das últimas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, afirmou a diretora de Política Educacional da Seduc, Patrícia Morais Coutinho.
A diretora também falou sobre a importância de promover um momento para que os gestores possam avaliar os resultados institucionais e focar em melhorias para garantir cada vez mais qualidade de ensino nas escolas. “No encontro, nós discutimos demandas pedagógicas, políticas, educacionais e com fins administrativos e financeiros. Também tratamos do plano estadual de educação, resultados das avaliações formativas, sobre o painel de segurança nas escolas on-line, prestação de contas, transferências de recursos, merenda escolar e outras demandas”, explicou a diretora.
Acolhimento e orientação
Para a coordenadora Regional de Educação do Novo Gama, Carla Moreno, a iniciativa tem uma relevância para o bom desempenho das escolas. “A imersão nesses encontros é muito importante, pois somos 40 regionais com demandas semelhantes, mas cada uma tem a sua particularidade e essa troca de experiência, informações e vivência traz um ganho enorme para a comunidade escolar”, frisou.
A coordenadora enfatiza que a educação goiana passa por uma transformação que chama a atenção dos outros estados. “O governo de Goiás, por meio da Seduc, tem levado educação de qualidade para todo o estado, sendo referência para o Brasil. São investimentos em reformas e construções de novas escolas. Na nossa regional, que abrange os municípios de Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental, temos feito aquisições de climatizadores, filtros e ares-condicionados, que vão melhorar o ambiente escolar”, concluiu.
Já o professor Francisco Wagner, coordenador Regional de Educação de Águas Lindas, elogiou a participação dos gestores no encontro e o líder do executivo do Estado. “É um momento de grande crescimento profissional e pessoal. E ter a presença do governador demonstra o reconhecimento e valorização da educação goiana”, declarou.
Alimentação escolar valorizada
Com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da secretária de Educação Fátima Gavioli, foi feito o lançamento da primeira edição do “Sabores da Escola”, que tem como proposta reconhecer o trabalho das merendeiras e modernizar os atuais cardápios da alimentação escolar da rede pública estadual.
O concurso receberá inscrições a partir de 1º de agosto e será realizado em cinco fases, sendo a última delas em Goiânia, no dia 30 de outubro, data em que se comemora o “Dia da Merendeira Escolar”.
Em seu discurso, Caiado enfatizou a situação das escolas da rede pública estadual quando assumiu o governo em 2019. Atualmente, já foram investidos mais de R$ 6,4 bilhões na educação. “Em visita a uma escola na época, eu e a Fátima observamos que a cozinha estava suja e desarrumada. Mudamos completamente essa realidade. E hoje nós já estamos fazendo um concurso dos merendeiros para que elas possam colaborar com a melhoria das receitas, porque a criança bem alimentada tem outra disposição para estudar”, reforçou o governador.
Para participar do certame, as merendeiras devem preparar receitas saudáveis e balanceadas, considerando as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As ideias mais inovadoras serão compiladas na 2ª edição do “Livro de Receitas: Alimentação Escolar do Estado de Goiás”, que será lançado em 2025. De acordo com a Secretaria de Educação, a final acontecerá no dia 30 de outubro e serão premiadas as cinco finalistas.
Leia também:
Uma gestão marcada por conquistas na educação de Goiás e do Entorno
Prefeituras do Entorno garantem reajuste salarial aos servidores da educação