Cursar uma graduação ou até mesmo continuar os estudos universitários são atividades hoje muito mais acessíveis aos moradores do Entorno do Distrito Federal, graças às universidades públicas presentes nos municípios da região. Desta forma, esses estudantes não precisam mais se deslocar a locais muito distantes para ter a sua tão sonhada formação no ensino superior.

É o caso da aluna do curso de licenciatura em pedagogia da unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Luziânia, Deise dos Santos Alves. “No ano de 2022 ganhei uma bolsa de 100% no mesmo curso em uma universidade de renome, o que me deixou muito feliz. Entretanto, não pude sequer iniciar as aulas, pois eu precisaria percorrer todos os dias 120 quilômetros”, relata.

Adiar o sonho de ser pedagoga não estava nos planos, mas Deise percebeu, posteriormente, que a unidade da UEG seria uma esperança. Então, resolveu fazer o vestibular. “Fiz a prova, passei e pude ingressar na universidade”, comemora. “Hoje estou cursando o quarto semestre”.

Daiane Carvalho (à esq.) na UEG Luziânia: terceiro lugar no vestibular (Foto: Divulgação)

Nova chance

A UEG também oferece o curso de bacharelado em Administração e pós-graduação stricto sensu com mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia.

A estudante Daiane Cordeiro de Carvalho, por exemplo, optou por se tornar bacharel em Administração. Ela começou em uma universidade privada, mas engravidou e teve de postergar os estudos. Porém, com a unidade em Luziânia da UEG, deslumbrou uma nova chance. “Tinha medo de fazer a prova, por achar muito difícil. Com a ajuda do meu esposo, eu estudei bastante e passei em terceiro lugar no vestibular”, relembra.

Francisco Severo: alunos de Luziânia e de outros municípios do Entorno (Foto: Divulgação)

A universidade recebe também discentes de cidades próximas. “Temos alunos de Luziânia e de municípios limítrofes, como Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e até Cristalina”, explica o coordenador da Unidade Universitária de Luziânia, Francisco Severo.

Campus x unidade

Em Formosa, por sua vez, há uma peculiaridade: a UEG é um campus, e não uma unidade. “Houve em 2020 uma reestruturação da UEG, a qual foi organizada em oito campi, que são maiores em termos de quantitativo de cursos. As demais localidades se tornaram unidades universitárias, vinculadas a um campus por aproximação”, detalha a professora e coordenadora do campus Nordeste – sede Formosa, Arlete de Freitas Botelho, que acrescenta: “Cabe ao coordenador do campus acompanhar toda a movimentação, tramitação de processos e tudo que ocorre nas unidades, como apoio aos coordenadores daquelas localidades”.

O campus da UEG Formosa fornece apoio a outras unidades da universidade (Foto: Divulgação)

Formosa hoje conta com cinco cursos na área de licenciatura e está prevista para o segundo semestre de 2024 uma graduação em Ciências da Natureza.

UFG em breve

Além de todas essas opções, a boa notícia é que, em breve, o Entorno do DF vai ganhar mais uma alternativa para quem deseja ingressar no ensino superior: trata-se da Universidade Federal de Goiás (UFG), que deverá ter um campus em Cidade Ocidental. “A Secretaria de Planejamento do município está fechando o projeto arquitetônico juntamente com uma equipe da UFG e, assim que isso for feito, serão captados recursos e haverá licitação da obra”, diz, em nota, a assessoria da prefeitura.

UnB em Planaltina e Gama

A Universidade de Brasília (UnB), por sua vez, apesar de não se encontrar no Entorno, não se limitou ao tradicional campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, e possui outros três campi: em Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia), em Gama (Faculdade UnB Gama) e em Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), sendo esses dois últimos muito próximos a Goiás.

A Faculdade UnB Planaltina está a apenas 24 km de Planaltina de Goiás (Foto: Divulgação)

A Faculdade UnB Planaltina (FUP), por exemplo, está a apenas 24 km quilômetros de Planaltina de Goiás e a 40 km de Formosa, sendo o primeiro campus da universidade construído numa região administrativa do Distrito Federal. A instituição oferece atualmente quatro cursos de graduação e sete de pós-graduação, entre eles Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Já a Faculdade UnB Gama (FGA), que é próxima aos municípios de Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto, é especializada em cursos de engenharia, como Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia de Software e Engenharia Eletrônica.

Educação a Distância

Se não for possível participar presencialmente das aulas, a solução pode estar na Educação a Distância (EAD), que é uma alternativa viável para trazer maior democratização no acesso ao ensino superior.

Essa modalidade de ensino é oferecida pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), como explica a coordenadora do Polo UAB de Águas Lindas de Goiás, Nádia Bianchessi Bortoloso: “A intenção é levar as universidades para locais onde não há como elas estarem fisicamente”, resume.

Nádia Bianchessi Bortoloso: democratização do acesso ao ensino superior

Bortoloso destaca que os polos UABs são realizados com a estrutura do município e que os cursos são ofertados pelas universidades. “O município entra com o espaço, o pessoal, as mesas, cadeiras e materiais de limpeza. Já as Instituições de Ensino Superior (IES) entram com os professores, tutores e estrutura pedagógica”, explica.

Alguns cursos podem ser disponibilizados a partir de enquete virtual, para análise da demanda. “Fazemos uma pesquisa utilizando formulário no Google Forms junto à comunidade, professores e escolas públicas”, diz a coordenadora.

Além de Águas Lindas, outras cidades que contam com os polos EAD são Cristalina, Cidade Ocidental, Novo Gama, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Formosa.

Para conferir os cursos que fazem parte do Programa UAB, basta acessar: sisuab2.capes.gov.br.