Escolas do Futuro de Goiás abrem 647 vagas para cursos técnicos gratuitos de nível médio
22 janeiro 2026 às 11h55

COMPARTILHAR
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 647 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos de nível médio nas áreas de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. As oportunidades estão distribuídas entre unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Mineiros.
As inscrições devem ser feitas até 27 de janeiro, pelo site efg.org.br/editaiscursos, onde o candidato também pode conferir os requisitos de cada curso, as datas do processo seletivo e o método de seleção.
Ao todo, são 20 turmas nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), com carga horária que varia de 960 a 1.440 horas. Neste ano letivo, as cinco unidades vão receber estudantes para os cursos de Empresas Digitais, Marketing e Mídias Sociais, Desenvolvimento Web Mobile e Ciência de Dados.
“Queremos formar os goianos para que alcancem seus objetivos nas áreas de tecnologia e inovação, seja conseguindo bons empregos em tecnologia ou criando seus próprios negócios. Por isso, investimos muito nas Escolas do Futuro, que têm estruturas de ponta e podem ajudar as pessoas a melhorar suas vidas”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Quem pode se inscrever
Para concorrer a uma vaga, é preciso estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou já ter concluído essa etapa.
A idade mínima exigida varia conforme a modalidade:
- Presencial: a partir de 16 anos
- EaD: a partir de 18 anos, no ato da matrícula
Como será a seleção
A seleção será feita por ranqueamento, com base em uma das opções:
- média global das notas do último ano do ensino médio concluído;
- notas do Enem;
- notas do Encceja.
O resultado preliminar será divulgado em 29 de janeiro, no site da EFG. A previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de fevereiro.
Sobre as Escolas do Futuro
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades profissionalizantes do Governo de Goiás, mantidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas em parceria para ampliar a oferta de formação técnica e preparar jovens para o mercado de trabalho.
