Estudantes de áreas rurais do Entorno recebem melhorias do projeto Escola Transforma
14 novembro 2024 às 17h45
COMPARTILHAR
Realizado pelo Instituto Cuidare junto à Nutrien Soluções Agrícolas, o Escola Transforma atua na promoção de infraestrutura educacional, com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas. Os colégios municipais contemplados na Região Metropolitana do Entorno são: Professora Maria de Helena Abreu Moraes, em Cristalina, e a Fazenda Santo Antônio das Palmeiras, em Formosa, com estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
Entre as melhorias que serão entregues em cada escola, até o dia 18 de novembro, estão hortas, parquinhos e salas de leitura com acervo de 400 novos livros. Algumas instituições do projeto também vão receber reforma e mobiliário de cozinha, com fogão e forno industrial, geladeira, exaustor e mesas de refeitório.
As demandas de cada unidade escolar foram identificadas junto à comunidade com apoio das secretarias municipais de Educação, tendo como foco a ampliação das possibilidades de aprendizado em um ambiente propício ao ensino e bem-estar dos alunos.
Segundo Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare, o Escola Transforma envolve o poder público, empresas privadas e sociedade organizada, para demonstrar que ações planejadas com as instituições de ensino podem fazer a diferença no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. “A escola pública brasileira é compromisso de todos”, enfatizou.
Já Rita Moreno, gerente sênior de sustentabilidade da Nutrien, acredita que contribuir para o desenvolvimento das escolas rurais é investir no futuro das comunidades onde a empresa atua. “Ao financiar melhorias como salas de leitura, cozinhas, áreas de alimentação, parquinhos e hortas, buscamos oferecer um ambiente mais seguro e estimulante para as crianças, reafirmando nosso compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações”, frisou.
O projeto Escola Transforma
Criado em 2021 pela Rede Educare e contando posteriormente com o apoio do Instituto Cuidare, o projeto começou com 50 escolas previstas para serem beneficiadas em quatro anos. Atualmente, atende 91 unidades escolares localizadas em 83 cidades, beneficiando 22.200 estudantes.
O projeto já entregou mais de 290 equipamentos e estruturas, que incluem 76 salas de leitura, 77 hortas e 68 parques, além de laboratório de ciências e sala multissensorial, espaço adaptado para crianças atípicas.
Leia também:
Estudantes de Santo Antônio do Descoberto visitam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia