Com o tema “Livro, meu primeiro amor”, a 14ª edição da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) atraiu muitos turistas ao município, que faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), no evento cultural ocorrido em junho. Entretanto, a festa vai além e está promovendo uma ação educacional neste mês de agosto, intitulada “Flipiri Itinerante”, em que escritores do DF percorrem escolas da rede pública de ensino para encontrar os alunos e fomentar a leitura.

A ação teve início nesta terça (27) e termina hoje no fim do dia. No total, a iniciativa deve alcançar 2616 alunos, da creche ao Ensino Fundamental I, envolvendo 18 autores de obras literárias infantis e infanto-juvenis, e distribuição de 1026 livros nas instituições de ensino. Na programação desta quarta, por exemplo, está prevista a visita a cinco escolas e a participação dos escritores Ana Neila Torquato, Taicy Ávila, Rose Costa, Álvaro Modernell, Elder Galvão e Alexandre Parente.

Nesta edição, foram distribuídos 1026 livros nas instituições de ensino (Foto: Ana Póvoas)

Benefícios a estudantes e comunidade

Segundo a idealizadora da Flipiri, Iris Borges, essa interação entre estudantes e autores é uma experiência que pode trazer resultados muito positivos no processo educativo. “Poder brincar e conversar com o autor, aproxima as crianças do universo da leitura e pode suscitar nelas, como já aconteceu, o desejo não apenas de continuar lendo, mas de escrever também”, avalia.

O secretário de Educação de Pirenópolis, Renato Gomes, reitera e diz que todo esse movimento promovido pela Flipiri não fica restrito ao recinto escolar. “É um ambiente que possibilita a troca de ideias e a convivência em comunidade, com o incentivo à educação e à leitura não só entre os estudantes, mas entre os moradores de uma maneira geral”, salienta.

A itinerância também promove, além dos encontros, outras atividades dentro do contexto escolar, como interpretação de texto, redação, trabalhos criativos e demais vivências literárias. Além disso, professores e coordenadores participam de oficinas e seminários voltados a essa temática.

O secretário de Educação de Pirenópolis, Renato Gomes, e a idealizadora do Flipiri, Iris Borges: estímulo à leitura (Foto: Ana Póvoas)

Programação

Dia 28/08

Encontro com o autor e vivências literárias – Até às 17h:

  • Complexo Municipal De Educação Infantil, com Ana Neila Torquato
  • Escola Municipal Professora Olívia Conceição de Pina, com Taicy Ávila e Rose Costa
  • Educandário Municipal Dom Bosco, com Álvaro Modernell e Elder Galvão
  • Escola Municipal Santo Antônio, com Alexandre Parente
  • Escola Municipal Manoel Cardoso, com Alexandre Parente

Leia também:

“Livro, meu primeiro amor” é o tema da 14ª Flipiri, que começa logo mais em Pirenópolis