Visando aprimorar a formação pedagógica dos educadores e fortalecer a implementação do programa AlfaMais Goiás, o seminário contou com a participação de secretários municipais, educadores e formadores da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Lançado em 2022, o AlfaMais Goiás busca combater o analfabetismo e melhorar a qualidade da educação básica em todo o estado, com ênfase na alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. Segundo a prefeitura de Santo Antônio, por meio de parcerias entre o governo estadual e os municípios, o programa oferece apoio financeiro, materiais pedagógicos atualizados e formação contínua aos professores, com foco na alfabetização de qualidade.

Formação e prática pedagógica 

Na opinião da secretária municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto, Nair Flores, o programa trouxe avanços para a rede de ensino do município. “A formação oferecida pelo AlfaMais Goiás, alinhada à prática pedagógica dos professores, tem mostrado avanços significativos na fluência da leitura e da escrita dos estudantes. Embora ainda existam desafios, podemos comemorar os bons resultados alcançados até aqui”, afirmou a titular da pasta.

Nair Flores: “A formação oferecida pelo AlfaMais Goiás, alinhada à prática pedagógica dos professores, tem mostrado avanços significativos”

Para Francisco Wagner, coordenador da CRE de Águas Lindas, é fundamental a colaboração entre governo estadual e prefeituras para o sucesso da iniciativa. “O AlfaMais Goiás existe em regime de colaboração entre o estado e os municípios. O apoio do governo, por meio de incentivos fiscais e materiais pedagógicos, tem sido essencial para que o processo de alfabetização aconteça de modo eficaz”, destacou Wagner. Ele também mencionou que o seminário fortalece ainda mais as relações entre as secretarias municipais e a coordenação regional, garantindo a continuidade do trabalho em todas as cidades participantes.

Francisco Wagner (ao centro): “O AlfaMais Goiás existe em regime de colaboração entre o estado e os municípios”

Novas ferramentas

O evento, além de esclarecer os detalhes do programa e fornecer novas ferramentas pedagógicas, teve como objetivo consolidar a parceria entre as secretarias municipais e a CRE, a fim de garantir que todos os alunos da região estejam plenamente alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Com o apoio contínuo do Governo de Goiás, o AlfaMais Goiás segue se consolidando como uma ferramenta essencial para a educação, e a expectativa é de que os avanços sejam cada vez mais expressivos, com um impacto direto no desenvolvimento educacional das crianças da Região Metropolitana do Entorno (RME).

Leia também:

Estudantes de áreas rurais do Entorno recebem melhorias do projeto Escola Transforma