Tecnologia de reconhecimento facial vai virar uma realidade nas escolas de Luziânia

29 março 2024 às 11h14

COMPARTILHAR
Tecnologia, segurança e educação. O que esse trio tem em comum? Em Luziânia, uma das mais importantes cidades do Entorno do Distrito Federal, essas três vertentes, unidas, vão conseguir controlar a frequência escolar, estabelecer uma comunicação mais efetiva com as famílias dos alunos e até diminuir o desperdício de alimentos na merenda. Tudo isso será possível graças a um sistema de reconhecimento facial, que está sendo implementado nas unidades escolares da rede municipal de ensino, por meio de um investimento de R$ 3,2 milhões, oriundos de emendas parlamentares.
A medida faz parte do programa Conecta Luziânia e as novidades já puderam ser conferidas pelos estudantes do CMEB Joaquim Gilberto, no Jardim Ingá. Os alunos são previamente cadastrados, para que o equipamento consiga reconhecer exatamente os que adentram a unidade escolar, facilitando o controle de frequência. Em breve, outras escolas serão também beneficiadas.
Além do reconhecimento facial, haverá também a instalação de detectores de metais na entrada do ambiente escolar. A ferramenta é uma medida de segurança, a fim de evitar que pessoas armadas entrem na instituição de ensino.

Desestímulo às faltas
O secretário de Educação de Luziânia, Tiago Machado, acredita que o aparato tecnológico previsto no programa Conecta Luziânia representa um avanço para o sistema educacional do município, pois poderá desestimular as faltas escolares. “Com o reconhecimento facial nós conseguimos observar quais alunos não estão indo às aulas. A partir disso, a equipe da Secretaria de Educação, junto com a escola, faz uma intervenção, mobilizando as famílias para que levem seus filhos para a sala de aula”, explica Machado. “É lá onde eles aprendem, por isso nos mobilizamos tanto para que esses alunos estejam frequentando assiduamente as aulas”.
Segundo ele, esse controle vai também permitir que se saiba exatamente o quanto de merenda escolar deve ser preparada e distribuída a cada dia letivo. “Após a entrada de todos os estudantes, imediatamente a secretaria da escola terá acesso ao número de alunos presentes naquele dia, podendo assim preparar um cardápio de acordo com a quantidade de alunos, evitando o desperdício da comida”, esclarece.
Pais acompanham em tempo real
Por meio da tecnologia, os pais também serão avisados pelo celular sobre a presença ou não de seus filhos no ambiente escolar. “Isso é algo muito importante para a segurança dos alunos”, assinala o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB).

O gestor frisa que muitas crianças vão sozinhas ao colégio e o acompanhamento em tempo real de sua entrada nas instituições de ensino pode servir para tranquilizar os responsáveis. “O pai poderá saber de maneira imediata se seu filho entrou na escola e, assim, ficar mais tranquilo, com a certeza de que ele está em segurança e bem cuidado”, conclui o prefeito.