A Faculdade UnB Planaltina (FUP) está com inscrições abertas somente até a próxima segunda (7) para a formação em Gestão do Agronegócio. Trata-se de um curso multidisciplinar e uma opção estratégica para os que almejam ingressar em um segmento profissional em ascensão.

A grade curricular abrange disciplinas não só voltadas ao âmbito agrícola, propriamente dito, mas também inclui Economia, Administração e Engenharia de Produção. Nesse sentido, o aluno adquire conhecimentos em áreas como gestão da produção, sistemas de informações, logística, marketing, gestão de pessoas, planejamento estratégico, análise econômico-financeira, gestão da tecnologia, processos de desenvolvimento e elaboração e gestão de projetos.

Profissão eclética

Segundo o coordenador do curso da FUP, professor Mauro Del Grossi, são disponibilizadas, semestralmente, 40 vagas para o curso na FUP, no período diurno, e outras 40 no Campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, só que, neste caso, no período noturno. “Temos aqui muitos alunos do Entorno”, afirma. “É importante dizer que o curso é gratuito, por ser universidade pública. Os estudantes que têm muitas dificuldades recebem, inclusive, diversos tipos de auxílio da UnB para ajudá-los a estudar”, pontua.

Em sua avaliação, trata-se de uma profissão bem eclética. “O profissional pode atuar em vários campos de trabalho, desde auxiliar na administração de uma fazenda até num grande frigorífico, num trabalho voltado à exportação. E aqui nesta região há uma peculiaridade: temos diversos órgãos públicos que, direta ou indiretamente, estão ligados ao agronegócio e precisam de profissionais que entendam do setor e consigam ajudar a definir políticas públicas na área”, frisa.

O curso oferece formação bastante diversificada e o mercado de trabalho na área é muito amplo (Foto: Divulgação)

Exemplos de instituições públicas com equipes de gestores em seus quadros funcionais são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta, inclusive, acabou de publicar edital de concurso para a seleção de seis gestores do agronegócio, com salário inicial de R$ 8.140,88. Os candidatos devem dominar assuntos que vão desde o gerenciamento de sistemas agroindustriais, estrutura fundiária e empreendimentos rurais, até redes alternativas de produção e comercialização de produtos da alimentação básica, agroecologia e produção orgânica.

Boas oportunidades

Também professor no curso de Gestão do Agronegócio na FUP, Alberto Santos cita, ainda, outras boas oportunidades para profissionais da área. “O pessoal tem atuado bastante no planejamento agrícola e na prestação de serviços para o agronegócio, com destaque para o setor financeiro, crédito rural, regulação de projeto agrícola e políticas públicas de fortalecimento tanto da agricultura empresarial, quanto familiar, sendo esta bastante relevante na nossa região do DF e Entorno”, avalia.

Leia também:

Formação em Gestão do Agronegócio abre um leque de oportunidades no Entorno

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!