Serão 70 vinícolas com estandes de degustação e mais de 250 rótulos, reunindo enogastronomia, palestras sobre as últimas tendências e práticas do setor, networking com produtores e profissionais, divulgação de destinos enoturísticos e visitas especiais a vinícolas nos arredores do DF. Como parte da programação, também acontecerão os shows de Zeca Baleiro, Kleiton e Kledir e 14 Bis.

Os visitantes da Expovitis poderão visitar as vinícolas nos arredores da capital por meio da Enotur

Expositores da região do Entorno estarão presentes. Além disso, a Enotur de Brasília estará levando, com translado incluso e degustações, os visitantes interessados em visitar as vinícolas nos arredores da capital. Entre elas, a famosa Ercoara, situada no município de Cristalina, no Entorno de Brasília, a 90 km da capital federal. Um grande projeto de ecoturismo, com manejo de ovelhas e enogastronomia, que vem sendo reconhecido pelo segmento.

Segundo o produtor Carlos Vitor Silva, a feira surgiu a partir da ideia de aproveitar que a produção de uvas para vinificação está em franco crescimento na capital do país, para reunir vinícolas de todo o Brasil aqui. “Brasília é uma das maiores consumidoras de vinho nacional do mercado, e a feira vai trazer rótulos nacionais para o brasiliense ter a oportunidade de conhecer essa produção. Além disso, é mais uma oportunidade de negócios para os produtores locais, que estão apresentando ótimos vinhos”, frisou.

Produção de uva em alta no DF 

A uva, um dos pilares da agricultura frutífera do Distrito Federal, encerrou o ano de 2023 com uma produção robusta. O levantamento oficial registrou 818.950 toneladas de uva colhidas, o que representa 7,21% da produção total de frutas no DF. Esse volume expressivo traduz-se em um importante impacto econômico, movimentando um montante de R$ 9.131.292,50 na região.

O levantamento oficial registrou 818.950 toneladas de uva colhidas, o que representa 7,21% da produção total de frutas no DF

Com a criação da “Rota das Uvas”, a produção no DF tornou-se um case de sucesso, demonstrando o potencial da agricultura local para o desenvolvimento socioeconômico da região, que inclui também municípios da Ride.

Os produtores vêm trabalhando com a dupla poda, realizada nos parreirais duas vezes ao ano, para que o ciclo de colheita das frutas aconteça nos meses de julho e agosto, período em que os dias quentes e as noites frias auxiliam na maturação das frutas.

A degustação nos estandes está incluída nos pacotes; porém, os tíquetes para conhecer as vinícolas são vendidos separadamente e podem ser acessados no site da feira. Os ingressos da Expovitis e a programação completa do evento estão disponíveis no link: https://expovitis.com.br/.