O Espaço de Festas do Divino Espírito Santo, em Cristalina, cidade do Entorno, será palco, a partir de amanhã (26), até sábado (29), de dois grandes eventos simultâneos: a 4ª edição da Feira Agroindustrial, Comércio e Serviços de Cristalina (Faicris) e a 8ª edição do Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa. A iniciativa é da Associação Comercial Agro Industrial Cristalina (Acaic) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cristalina (CDL), e tem o intuito de incentivar a prospecção de novos negócios, além de promover o desenvolvimento econômico local.

A Faicris vai contar com 125 estandes com participação de empreendimentos, itens e serviços variados, como concessionárias, imóveis, produtos agroindustriais, estabelecimentos de gastronomia e muito mais. Também marcam presença na edição de 2024 a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e a Associação Brasileira da Batata (ABBA). “Projetamos um crescimento de 25%. Se tivemos um público de 38 mil pessoas no ano passado, estamos pensando em 45 mil visitantes este ano”, prevê a empresária Lívia Rassi, presidente da Acaic/CDL.

Airton Arikita, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), destacou a importância do evento para Cristalina na edição anterior

Disputa de sabores

O maior movimento deve vir acompanhado também do crescimento no volume de negócios, que dobrou de 2022 para 2023. A expectativa é ainda mais otimista para os próximos quatro dias na Faicris e no ABC da Boa Mesa.

O festival gastronômico, aliás, deve proporcionar uma rica experiência ao paladar dos visitantes, com cardápio variado nos estandes de alimentação. Junto a isso, acontecem dois concursos bastante esperados pelo público, como o “ABC da Família”, que vai privilegiar receitas domésticas repletas de sabor e memória afetiva, e o “Garimpando Sabores”, que este ano terá voto popular, a partir da degustação de pratos dos restaurantes participantes pelo valor fixo de R$ 49,90. O júri especializado, por sua vez, sob a presidência do chef Vinicius Santos, do Cora Restaurante Escola do Senac, fará a avaliação técnica das receitas na noite de sábado, no palco do evento.

O chef Dudu Gondim, do ITY Restaurante, participa do concurso “Garimpando Sabores” (Foto: Divulgação)

Seis estabelecimentos estarão na disputa do “Garimpando Sabores”: Restaurante Vale dos Cristais, com o prato “Drusa de Cristais”, da chef Maria Laurência; ITY Restaurante, com a receita “Ragu do Garimpo”, do chef Dudu Gondim; Churrascaria e Restaurante Rodeio, com a iguaria “Arrojado da Rodeio”, do chef Marco Nery Faccione; Faccioni Confeitaria, com o prato “Riqueza da Amazônia”, da chef Carol Faccioni; Restaurante Thefumados Adega, oferecendo “O Cabra do Cerrado”, do chef Patrick Dornelles; e o Roma Pizza e Bar, com a receita “Coliseu”, da chef Zilma Galhardo.

SERVIÇO

4ª Faicris / 8º Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa

De 26 a 29 de junho, de quarta e a sábado

Local: Espaço de Festas do Divino Espírito Santo, Centro, Cristalina-GO

Programação

26/06

19h – Apresentação da Apae

19h45 – Apresentação da Banda do Exército da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada

20h – Abertura oficial

22h – Show Bruno e Mateus

27/06

10h – Palestra “IA – Inteligência Artificial nos negócios” (Sebrae)

14h – Palestra “A importância do registro de marca – SPC Brasil” (Denilson Lima)

16h – Palestra “Impacto das redes sociais para pequenos negócios” (Sebrae)

18h – Concurso ABC da Família – Pratos doces e salgados

22h – Show Leo Sodré

28/06

10h – Palestra “Gestão de equipes nos tempos atuais” (Sebrae)

20h – Desfile de modas

22h – Show Grazi Daminelli

Dia 29

10h – Palestra “Gestão de equipes nos tempos atuais” (Sebrae)

17h – Palestra “Supermercado Lustosa – Workshop de Cortes Bovinos”

20h – Concurso ABC da Boa Mesa “Garimpando Sabores” e “ABC Família”

21h – Premiação “Concursos ABC da Família” e “Garimpando Sabores”

22h – Encerramento oficial da Faicris/ ABC da Boa Mesa 22h – Show Marcelo Retrox

Leia também:

Primeiro festival sustentável no Entorno aposta na gastronomia