Nesta segunda (13) diversas lideranças femininas e vereadoras do Entorno estiveram reunidas para participar do curso “Orçamento Público Municipal e o Direito das Mulheres”, ocorrido na sede da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDFGO).

O evento contou com a presença da Especialista em Políticas Públicas Governamentais, Gilda Cabral, que ministrou palestra a cerca de 20 representantes de Abadiânia, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Planaltina de Goiás.

Orçamento e política

As participantes puderam aprender aspectos tanto da parte administrativa quanto legal do orçamento público que, segundo elas, é uma área ainda com pouca presença feminina.

Na opinião de Gilda Cabral, cuidar do orçamento é cuidar da política. “Só vamos conseguir mudar a realidade, quando as mulheres estiverem à frente do Orçamento Público, que é um instrumento para fazer valer nossos direitos. Juntas somos mais”, afirmou a palestrante.

União feminina

Para a presidente da Câmara e Procuradora da Mulher de Cocalzinho de Goiás, Sebastiana Costa, o curso, além de ter sido o primeiro que realizou voltado à questão orçamentária, trouxe uma boa bagagem de conhecimentos. “É muito importante que mulheres atuantes na política se unam. Este tem que ser um movimento constante”, declarou.

Já Laodicéia Dourado, que é gerente de apoio administrativo e logístico, ressalta que a formação foi essencial para uma atuação ainda mais efetiva das mulheres no Legislativo. “Com essa capacitação, as vereadoras poderão decidir com mais conhecimento e segurança quanto ao Orçamento Público”, disse.

Políticas públicas para mulheres

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, por sua vez, lembrou que mulheres cuidam do orçamento na vida cotidiana e devem participar do Orçamento Público, a fim de que o dinheiro seja direcionado no “fortalecimento das políticas públicas para mulheres e feitas por mulheres”. E concluiu: “Esse curso é muito importante para saber dos ritos e dos prazos”.

Ao final do evento, as participantes ganharam certificado e organizaram um grupo para discutir demandas e ações voltadas à região do Entorno.