Parceria entre estado e municípios fortalece a produção rural no Entorno

12 março 2025 às 11h02

COMPARTILHAR
Para fomentar a produção rural no Entorno do Distrito Federal, estão sendo implementadas ações que vão desde a assistência técnica e acesso a crédito com condições vantajosas, até a capacitação profissional pelo programa Agro é Social. O intuito de aumentar a produtividade, impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar mais emprego e renda.
Uma das estratégias para obter resultados mais efetivos junto aos produtores e estimular a agricultura local é a atuação em parceria entre municípios e o Estado de Goiás, representado, neste caso, pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO).
Por meio dessa colaboração, os agricultores da região poderão ter acesso a capacitações, suporte técnico e incentivo financeiro para aprimorar suas práticas produtivas e alavancar a comercialização de seus produtos. Para entender melhor os impactos dessa parceria, o Jornal Opção Entorno entrevistou Rafael Gouveia, presidente da Emater Goiás.

Luan Martins – Quais são os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais do Entorno do DF e como essa parceria entre a SEDF-GO e a Emater pode ajudar a superá-los?
Rafael Gouveia – Os produtores da região lidam com dificuldades como falta de assistência técnica, acesso restrito a crédito e desafios na comercialização dos produtos. Com essa parceria entre a SEDF-GO e Emater Goiás, queremos oferecer suporte técnico e oportunidades para que eles possam crescer, estruturar seus negócios e aumentar sua produtividade. Nosso objetivo é garantir que os agricultores tenham melhores condições para se desenvolver e contribuir para a economia local.
Luan Martins – De que forma a assistência técnica da Emater Goiás pode melhorar a produtividade e a comercialização dos produtos da região?
Rafael Gouveia – A Emater Goiás atua diretamente na capacitação dos produtores por meio do programa Agro é Social. Além dos cursos técnicos, aqueles que se enquadram no programa recebem o Crédito Social, um recurso de até R$ 5 mil para investir na área em que foram capacitados. Esse investimento permite a modernização das práticas agrícolas, o aumento da produtividade e a melhora na qualidade dos produtos, o que impacta diretamente na comercialização e na competitividade dos agricultores no mercado.
Luan Martins – Essa parceria prevê algum suporte para a regularização fundiária ou acesso a crédito para os pequenos agricultores do Entorno?
Rafael Gouveia: Sim. O programa Agro é Social tem um impacto direto no município, pois os recursos disponibilizados devem ser investidos no comércio local, movimentando a economia. Além disso, os produtores capacitados ficam mais preparados para buscar a regularização de suas terras e acessar novas linhas de crédito, seja por meio do Banco do Brasil, GoiásFomento ou outras instituições financeiras voltadas para o setor agropecuário.

Luan Martins – Como os municípios do Entorno podem se beneficiar dessa iniciativa em termos de geração de emprego e desenvolvimento econômico?
Rafael Gouveia – A assistência técnica da Emater Goiás garante que os produtores tenham suporte desde o início até a consolidação da nova atividade produtiva. Isso gera impacto positivo na economia dos municípios do Entorno, pois fortalece a agricultura, gera empregos no campo e movimenta setores como comércio, transporte e serviços. Nosso objetivo é que essa parceria resulte em um desenvolvimento sustentável e duradouro para a região.
Luan Martins – Por fim, algo a mais a complementar em relação aos municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME)?
Rafael Gouveia – Estamos comprometidos em fortalecer a agricultura familiar e a produção rural da RME. Ao lado da secretária Carol, estamos executando um cronograma de ações para este ano e, no segundo semestre, realizaremos o encerramento de um Agro é Social na Regional Planalto. Esse evento contará com diversos serviços do estado para a comunidade, reforçando nosso compromisso com os produtores e o desenvolvimento sustentável da região. Com capacitação, assistência técnica e incentivos financeiros, a iniciativa promete transformar a realidade do setor agropecuário na região.
Leia também: