Anderson Teodoro destaca que seu trabalho vai muito além das emendas parlamentares
01 março 2024 às 12h24
COMPARTILHAR
O deputado estadual Anderson Teodoro (Avante) já é um veterano no meio político, tendo atuado tanto no Legislativo quanto no Executivo municipal. Em Águas Lindas de Goiás, cidade onde iniciou sua trajetória política, em 2008, foi eleito vereador por duas vezes, chegando a ser o mais votado na história. Além disso, foi secretário municipal em três pastas: Obras, Transporte e Serviços Urbanos; Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Cooperativismo e Agricultura; e Infraestrutura e Obras.
Nas eleições de 2022, quando conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Anderson obteve 25.552 votos, dos quais a maioria expressiva, 22.870, foi obtida em Águas Lindas de Goiás. Porém, sua atuação na Câmara Estadual não se resume ao município que lhe deu guarida política. Ele é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Entorno, uma comissão cujos objetivos incluem promover debates, oferecer sugestões e soluções, além de desenvolver planos e metas para melhorar a infraestrutura de todos os municípios da região.
Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, Anderson avalia as dificuldades em implementar soluções num dos principais gargalos da região, a mobilidade urbana. Além disso, destaca os avanços da Frente Parlamentar em Defesa do Entorno na melhoria de rodovias nos municípios de Novo Gama, Luziânia, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto. Quanto às eleições deste ano, ele garante apoio irrestrito ao prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti (Pode), para sua reeleição municipal.
Paulo Henrique Magdalena – Uma de suas bandeiras de atuação é a melhoria da mobilidade urbana no Entorno. Poderia falar mais sobre suas propostas acerca desse tema em benefício da região?
Anderson Teodoro – A primeira coisa que fiz, ao tomar posse do cargo de deputado estadual, foi apresentar um requerimento ao governo do estado, solicitando apoio para o subsídio das passagens para a população que utiliza o transporte público na região do Entorno. Também estamos em constante contato com a secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury, para tratar desse assunto. Como sabemos, na Região Metropolitana de Goiânia existe um modelo parecido, e o governador Ronaldo Caiado (UB) já demonstrou interesse em resolver a questão do Entorno e buscar também a participação do governo do Distrito Federal nisso.
Paulo Henrique Magdalena – Em algumas cidades, como Luziânia, com o programa Tarifa Zero, o subsídio ao transporte chega a 100%. É possível que Goiás consiga desenvolver um projeto nos mesmos moldes, a fim de zerar o preço da passagem em todo o estado?
Anderson Teodoro – Esse é um grande desafio, que necessita da parceria entre município, estado e governo federal. Estamos em constante diálogo, para que as três esferas juntas consigam fazer um acordo para o subsídio.
Paulo Henrique Magdalena – E por falar em “tarifa zero”, qual a sua expectativa em relação à implementação do passe livre para estudantes do Entorno e quais desafios para que isso se torne viável?
Anderson Teodoro – Esse também foi um pedido que fizemos logo no início do mandato. É necessário ser feito um estudo para garantir esse benefício, que também é um incentivo aos nossos jovens. Eles merecem apoio total para continuarem trilhando esse caminho positivo, longe da criminalidade, com condições de transformarem a vida deles e das famílias.
Paulo Henrique Magdalena – Em relação às suas propostas para a mobilidade urbana no Entorno, como está o andamento desses projetos na Câmara e quais entraves podem impedir sua aprovação e implementação?
Anderson Teodoro – Para além do trabalho parlamentar na Assembleia de Goiás, defendemos que seja criado um movimento envolvendo prefeitos da região, parlamentares estaduais e federais, senadores e governos, para que a questão do subsídio ganhe a força e o destaque que merece.
Paulo Henrique Magdalena – Tais medidas são suficientes para resolver os problemas enfrentados pela população em relação ao transporte público coletivo na região do Entorno? Se não, quais outras ações o senhor considera necessárias?
Anderson Teodoro – De maneira geral, o transporte público precisa ser reestruturado, oferecer mais veículos, e outras obras são importantes para isso. O governo de Goiás incluiu no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o BRT entre Luziânia e o DF que, sem dúvida, ajudará muito a melhorar essa questão do transporte.
Paulo Henrique Magdalena – Além da mobilidade urbana, quais outras áreas precisam de mais atenção no Entorno e quais projetos de sua autoria destacaria nesse sentido?
Anderson Teodoro – A saúde sempre precisa de nossa atenção e acredito que é uma realidade não só do Entorno, mas de todo o país. Temos trabalhado para que seja inaugurado o Hospital Estadual de Águas Lindas, pois irá beneficiar toda a região. Será uma estrutura completa. Também defendemos projetos e ações para a geração de empregos; teremos novidades em breve, nesse sentido.
Paulo Henrique Magdalena – Como está o andamento dos trabalhos realizados pela Frente Parlamentar em Defesa do Entorno e o que esperar da Frente neste ano de 2024?
Anderson Teodoro – O ano passado foi muito positivo, fizemos um trabalho importante junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), com apoio do secretário Pedro Sales. Tivemos muitas demandas da Frente Parlamentar atendidas para a melhoria de rodovias na região de Novo Gama, Luziânia, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto. Este ano vamos dar continuidade aos trabalhos da Frente e, sem dúvida, muitas conquistas virão.
Paulo Henrique Magdalena – O senhor tem destinado emendas para os municípios do Entorno. Quais obras já foram realizadas por meio desses recursos e quais cidades já foram beneficiadas?
Anderson Teodoro – A destinação de emendas aconteceu no final de 2023, em que vamos beneficiar diretamente 15 municípios goianos, a Polícia Militar, além da nossa cidade de Águas Lindas, onde também iremos garantir investimentos. Nosso trabalho vai além de emendas; temos buscado várias outras melhorias e investimentos junto ao governo do estado.
Paulo Henrique Magdalena – Nas eleições de outubro deste ano, pretende apoiar algum candidato da região?
Anderson Teodoro – Estamos construindo projetos políticos para apoiar grupos nos municípios em que atuamos. Em Águas Lindas de Goiás, nosso apoio incondicional é ao prefeito Dr. Lucas, que pretende disputar a reeleição e dar continuidade ao excelente trabalho que ele tem desenvolvido. Acredito que nossa cidade está no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para isso.