A senadora Damares Alves (Republicanos) tem ampliado sua atuação na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME), seja pela destinação de emendas parlamentares ou pela articulação de políticas públicas voltadas para a saúde, mobilidade e assistência social. Segundo a parlamentar, fortalecer as cidades da RME também contribui para reduzir a demanda sobre os serviços públicos do DF.

Entre os projetos defendidos, Damares destaca a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Luziânia e Brasília, que, para ela, pode desafogar o trânsito na BR-040. Além disso, a senadora menciona um projeto de lei, de sua autoria, que amplia o prazo da licença-maternidade em casos de bebês prematuros. A medida, em sua opinião, beneficiaria diretamente as famílias da região.

A parlamentar afirma que pretende seguir atuando como ponte entre as prefeituras e o Congresso Nacional. De acordo com ela, o objetivo é auxiliar os gestores municipais na obtenção de recursos e na formulação de políticas públicas. Recentemente, esteve em Formosa e Novo Gama, onde reforçou o compromisso de contribuir com as demandas locais e dialogar sobre proposições legislativas que impactam a região.

Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, Damares Alves negou qualquer intenção de disputar o Governo do Distrito Federal (GDF) e declarou apoio à vice-governadora Celina Leão (PP). Segundo a senadora, Celina é sua aliada política e contará com o respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito de 2026.

A senadora ao lado do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (Foto: Divulgação)

Paulo Henrique Magdalena – A senhora tem sido uma senadora muito presente na região do Entorno do DF. O que motivou essa aproximação mais recente e quais são suas principais pautas para a região?

Damares Alves – Tenho um carinho muito grande pela população do Entorno. Muito antes de ser ministra, sempre estive nessas comunidades, especialmente levando minhas palestras às igrejas. E agora como senadora tenho trabalhado para ajudar as prefeituras a desenvolverem políticas públicas que protejam as famílias. Além disso, tudo o que acontece no Entorno se reflete também no DF. É preciso considerar isso e apoiar essas prefeituras, até para diminuir a pressão sobre os serviços públicos do DF.

Paulo Henrique Magdalena – A senhora teve uma participação ativa na eleição da prefeita Simone Ribeiro (PL), em Formosa, e recentemente esteve em Novo Gama. Como avalia o cenário político dessas cidades e de que forma pretende continuar contribuindo com a região?

Damares Alves – Posso ser mais uma ponte entre as prefeituras e o Congresso Nacional. Quero ajudar a região a se desenvolver, oferecer oportunidades para quem mora aqui. É possível também implementar políticas públicas efetivas que beneficiem a área social; quero participar. E ainda quero ouvir os prefeitos sobre projetos de lei e proposições que tramitam no Congresso.

Damares com a prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jessica do Premium (UB), e o vereador Vandilson Felipe (MDB) | Foto: Denner Nunes

Paulo Henrique Magdalena – O Entorno do DF enfrenta desafios em áreas como segurança, mobilidade e saúde. Como a senhora tem trabalhado para contribuir com melhorias nessas áreas?

Damares Alves – Além de enviar emendas para melhorar os serviços prestados à população, quero ser parceira dos municípios na articulação com o Congresso Nacional. Além disso, aquilo que eu articular para aprovar como medida legislativa nacional, também vai contribuir para benefício da população aqui. Quer um exemplo? Sou autora de um PL que estende o prazo da licença e do salário-maternidade para os casos em que há complicação no parto ou nos casos de bebês prematuros, que ficam em UTI por muito tempo. Muitas vezes essa mãe tem que voltar ao trabalho justamente quando o bebê recebe alta. Isso afeta diretamente as famílias do Entorno, pois vamos fortalecer a família na medida em que proporcionarmos um momento a mais da mãe com esse bebê que acabou de receber alta.

Paulo Henrique Magdalena – Várias de suas emendas foram destinadas a cidades do Entorno do DF. Quais áreas têm sido priorizadas e quais os principais impactos desses recursos para a população?

Damares Alves – Principalmente a saúde, para que as pessoas que moram no Entorno tenham bom atendimento em suas cidades e não precisem ir às regiões administrativas do DF atrás de atendimento. Mas dá também para investir em mobilidade, por exemplo. Quero apoiar a implementação do VLT entre Luziânia e Brasília, pois sei que isso vai desafogar muito o trânsito na BR-040.

Paulo Henrique Magdalena – O seu nome tem sido mencionado como uma possível candidata ao governo do Distrito Federal. A senhora considera essa possibilidade?

Damares Alves – Não sou candidata ao GDF. Eu tenho candidata. É a vice-governadora Celina Leão. Celina é minha amiga, minha parceira. Somos parte do mesmo grupo político e vou apoiá-la do início ao fim dessa jornada. O presidente Bolsonaro também está conosco em apoio à Celina.

No Entorno, a senadora também visitou o prefeito de Planaltina, Cristiomário Medeiros (PP) | Foto: Divulgação

Leia também:

Senadora Damares Alves visita Santo Antônio do Descoberto e anuncia investimentos em saúde e tecnologia