De balconista a prefeito: a trajetória vitoriosa de Carlinhos do Mangão
20 outubro 2023 às 12h23
COMPARTILHAR
Resiliência é, talvez, a melhor palavra que define o atual prefeito de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos, mais conhecido como Carlinhos do Mangão (PL). Ex-balconista de bar, fez reiteradas tentativas de entrar na vida pública. Nessa trajetória, obteve algumas derrotas, chegou a ser suplente de vereador e deputado estadual, mas seu perfil de gestor, já lapidado à frente do Sindicato de Frentistas de Brasília, prevaleceu.
Hoje, aos 47 anos, Carlinhos é considerado um nome forte na política novogamense e, devido ao seu bom desempenho à frente da prefeitura, principalmente no que tange à obtenção de investimentos em infraestrutura no município, já pavimenta seu caminho rumo à reeleição em 2024.
Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, o prefeito detalha algumas de suas principais ações para beneficiar Novo Gama e fala sobre suas pretensões eleitorais.
Luciana Amaral – Poderia contar resumidamente sobre sua trajetória política e por que decidiu entrar no meio político?
Carlinhos do Mangão – Eu saí de Minas Gerais aos 14 anos e vim para Novo Gama trabalhar de balconista no Bar do Mangão, na parada 15 do Pedregal. Depois, aos 19 anos, eu fui trabalhar de frentista em um posto de combustível em Brasília. De frentista, passei para gerente, e de gerente assumi a presidência do Sindicato dos Frentistas de Brasília em 2008, sendo que fiquei na função até 2012. Naquele ano fui candidato a vereador de Novo Gama pela primeira vez e fiquei como primeiro suplente; em 2014 concorri a deputado estadual e não tive êxito; em 2016 candidatei-me a vice-prefeito e também não fui eleito; já em 2018 tornei-me novamente candidato a deputado estadual, ficando como suplente. Finalmente, em 2020, saí candidato à prefeitura e agora sou prefeito.
O que me motivou a entrar na política foi que, desde a minha infância, morei em Novo Gama e, de 2014 para cá, o município tinha parado de se desenvolver. Nós, como moradores, sempre queremos o melhor para a nossa cidade. Então, com o pedido de alguns amigos, em 2012, foi despertado esse desejo de entrar na política. Obtive 589 votos e decidi continuar nesse ramo.
Luciana Amaral – O Entorno outrora era visto como uma região “esquecida” pelos governantes. Esta situação mudou? De que forma?
Carlinhos do Mangão – Mudou completamente! O governador Ronaldo Caiado tem dado um suporte extremamente necessário para os municípios do Entorno, que antigamente eram conhecidos como a terra do “nem”: nem Goiás e nem DF. Com a criação da Secretaria da Região Metropolitana do Entorno, a articulação dos prefeitos com o governador melhorou bastante e, em breve, teremos a grande obra do BRT Sul, que ligará Luziânia a Brasília.
Luciana Amaral – Novo Gama terá finalmente uma unidade própria do Corpo de Bombeiros. Quanto vai custar essa obra e qual o impacto disso para a população, quanto à celeridade dos atendimentos de emergência?
Carlinhos do Mangão – O valor licitado foi de R$ 1,3 milhão, destinados por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Dra. Zeli Fritsche (União Brasil). O impacto será muito positivo, tendo em vista que o município de Novo Gama depende de unidades do corpo de bombeiros de outras cidades, o que acaba gerando um tempo de espera maior, devido ao deslocamento. A unidade em nosso município garantirá mais agilidade nos atendimentos.
Luciana Amaral – Além do Corpo de Bombeiros, foi assinada a ordem de serviço para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Santa Maria, que vai beneficiar os habitantes de Novo Gama e Valparaíso. Esta obra, em sua opinião, irá resolver a questão do saneamento básico na região?
Carlinhos do Mangão – Sim, Novo Gama tem apenas 33% de cobertura de saneamento básico e essa obra de R$ 68,8 milhões resolverá essa questão. A ETE dará condições para que o município termine a obra do PAC, que é a estação de tratamento de esgoto da cidade.
Luciana Amaral – Poderia citar outras obras e iniciativas relevantes da prefeitura de Novo Gama que estão trazendo ou irão trazer mais qualidade de vida à população?
Carlinhos do Mangão – Construímos a primeira escola do bairro Santa Luzia, onde os alunos tinham que se deslocar de ônibus para outros bairros para estudarem. Nesse mesmo bairro, também estamos construindo uma UBS. Entregamos oito escolas reformadas, três estão com as obras em andamento; reformamos o estádio, realizamos mais de 68 km de asfalto em vários bairros do município, três postos de saúde foram reformados e dois estão com as obras a todo vapor, dentre vários outros serviços, como mais de 2 mil trocas de lâmpadas de vapor por luminárias de LED nos bairros.
Luciana Amaral – O senhor recebeu uma votação expressiva nas últimas eleições, com 46,63% dos votos válidos, e tornou-se uma figura política influente no Entorno, até pelo fato de ter obtido muitos recursos para obras de relevância na cidade. Pretende se candidatar à reeleição no próximo ano?
Carlinhos do Mangão – Sim, com o apoio do nosso grupo político e para dar continuidade ao nosso trabalho de entregar uma cidade melhor para a nossa população, pensando na melhoria do município e com o apoio do nosso governador Ronaldo Caiado, dos nossos deputados estaduais e federais, irei sim me candidatar à reeleição. Sou pré-candidato à reeleição para continuar o que vem sendo realizado nesses dois anos e 10 meses pela nossa gestão.