O Entorno ganha mais um representante na Câmara dos Deputados
22 dezembro 2023 às 10h24
COMPARTILHAR
O município de Águas Lindas, cidade mais populosa do Entorno do Distrito Federal, ganhou agora relevância na política nacional, pelo menos no âmbito do Poder Legislativo. Isto porque, pela primeira vez na história, a cidade tem um representante na Câmara dos Deputados. Hildo do Candango (Republicanos), ex-prefeito do município, foi empossado como deputado federal no dia 12 de dezembro.
O feito inédito simboliza não apenas uma vitória pessoal de Hildo, mas o protagonismo cada vez mais crescente do Entorno na vida política brasileira. Natural da Bahia, Hildo chegou no Distrito Federal em 1976 e só se estabeleceu em Águas Lindas 20 anos depois. Seu nome de “guerra” vem da época em que administrava uma mercearia, que depois tornou-se o supermercado “Candango”. A população começou então a perceber que a experiência na administração privada poderia servir de “currículo” para tentar um lugar ao sol na administração pública.
Em uma primeira tentativa, Hildo perdeu a disputa para prefeito em Águas Lindas em 2008, mas por uma diferença ínfima em relação ao seu opositor. Esta corrida eleitoral, mesmo não produzindo ganhos imediatos, repercutiu positivamente em 2010, quando Hildo conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e em 2012, ao finalmente ocupar o posto máximo do Executivo municipal em Águas Lindas. Com uma gestão regular e eficaz, Hildo conseguiu repetir a façanha quatro anos depois, tornando-se o único político na cidade a se reeleger como prefeito.
Mas seu conhecimento e experiência não se limitaram ao município que o consagrou politicamente. Hildo foi também presidente da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília (Amab) por três vezes, conhecendo profundamente as demandas e peculiaridades de várias cidades do Entorno do DF.
Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, ele conta um pouco sobre sua trajetória e os primeiros passos como parlamentar na Câmara dos Deputados. Além disso, fala sobre seus apoios no pleito de 2024.
Luciana Amaral – Em setembro deste ano, o senhor assumiria a vaga na Câmara no lugar do deputado federal Jeferson Rodrigues. Posteriormente, surgiu a notícia de que isso ocorreria no início de novembro, mas a sua posse como parlamentar se deu somente agora. O que aconteceu, afinal?
Hildo do Candango – Eu estava como presidente estadual do partido Republicanos e tinha algumas deliberações a fazer na época, até que o prefeito Roberto Naves, de Anápolis, pudesse assumir de fato e de direito. Somente na semana passada, aconteceu a posse dele como presidente estadual do partido. Hoje eu sou coordenador do partido na região do Entorno e deputado federal.
Luciana Amaral – O senhor declarou que seu gabinete na Câmara é uma extensão do gabinete da prefeitura de Águas Lindas. Sendo o primeiro deputado federal pelo município, o que a população pode esperar de sua gestão?
Hildo do Candango – Tive dois mandatos como prefeito. Eu costumo dizer que não há como chegar aos ministérios do governo federal a não ser por meio de uma liderança, como um deputado federal ou um senador. Enquanto era prefeito, houve um deputado que me ajudou muito nessas situações, e hoje quero ser justamente o representante dos prefeitos, principalmente da minha cidade. Quero ser essa pessoa dentro dos ministérios, buscando projetos, encaminhando emendas e destravando recursos pendentes, até porque as verbas que vêm do governo federal são bem maiores que aquelas oriundas da arrecadação municipal e estadual.
Luciana Amaral – Por ter presidido a Amab três vezes, o senhor deve conhecer bem os problemas da região, como a questão da mobilidade urbana. Quais outras pautas relacionadas ao Entorno o senhor pretende defender na Câmara?
Hildo do Candango – Encaminhamos esta semana R$ 4 milhões em emendas para a saúde voltadas a vários municípios da região do Entorno, para custeio direto, que serão empenhadas até o dia 31. E agendamos uma reunião com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar da situação do transporte. No Entorno, o transporte é caro e não atende a necessidade dos usuários. Precisamos buscar subsídios para baixar o custo das passagens, porque, todas as vezes que ocorre aumento, há desemprego. E o maior mercado de trabalho hoje na região é Brasília.
Luciana Amaral – O senhor acha que essas negociações finalmente irão avançar, tendo em vista que há muito tempo tem havido tratativas para se firmar acordo com a ANTT?
Hildo do Candango – Quem iniciou essa discussão fui eu, enquanto presidente da Amab. Queríamos tratar do assunto tal qual ocorre hoje entre Maranhão e Piauí, nas cidades de Timon e Teresina. Atualmente existe um consórcio que é gerido pelos estados e pelas prefeituras, e a delegação desse transporte fica sob direção deles, tanto no quesito de fiscalização, quanto na parte tarifária. Lá o transporte funciona muito bem, o valor da passagem é subsidiado e queríamos trazer esse modelo para a nossa região. Foi realizado um projeto pela nossa associação e apresentado tanto ao estado de Goiás quanto ao Distrito Federal; fizemos audiências públicas com o Ministério Público e com os entes de transporte envolvidos e houve delegação dessa questão ao DF. Mas esta não era a nossa proposta. Para funcionar, esse assunto teria de ser delegado também ao estado, além do DF, com participação dos municípios. Acho que a União e o estado têm de entrar com a parte maior, e os municípios com a contrapartida menor, por ser o lado com menos aporte de recursos.
Luciana Amaral – Na Câmara, o senhor votou a favor da derrubada do veto da desoneração da folha de pagamento. Entretanto, o governo federal vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar reverter a decisão. Essa judicialização preocupa o senhor como parlamentar?
Hildo do Candango – Acho que não é motivo de preocupação. A decisão que será tomada pelo governo é prerrogativa deles, porém a gente sabe que a Câmara também seguiu seus ritos, levando à derrubada do veto. Em relação à população, precisamos apostar na geração de empregos e, para mim, a desoneração da folha pode dar condições para as empresas manterem e criarem mais empregos.
Luciana Amaral – Recentemente o senhor teve uma reunião com o ministro do Esporte André Fufuca. O que foi discutido nesse encontro em relação ao incentivo ao esporte no Entorno e em Águas Lindas?
Hildo do Candango – Fizemos uma reunião cordial com o ministro Fufuca, mostrando que existe uma demanda reprimida em toda a região quanto a investimentos na área do esporte, tanto na parte de infraestrutura quanto na formação de atletas. Queremos verificar entre os prefeitos as principais demandas, para que a gente possa, dentro dos ministérios, buscar soluções para a nossa região.
Luciana Amaral – Além do encontro com o ministro dos Esportes, houve também uma reunião com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. O que foi discutido na ocasião?
Hildo do Candango – Estivemos lá acompanhando o prefeito de Rubiataba (GO), Padre Weber (PSD), e, juntamente com o deputado federal Gilvan Maximo (Republicanos) conseguimos recursos para a construção do aeroporto de Rubiataba. Há uma demanda e uma necessidade de vários municípios na construção de pistas de aeroportos e aeródromos pequenos. No caso de Águas Lindas, está sendo construído um aeroporto particular. Vamos ver junto à empresa envolvida qual a participação do ministério no complemento desse projeto, para que a gente possa também ter participação direta do poder público junto a esse investimento privado.
Luciana Amaral – O senhor foi o primeiro prefeito de Águas Lindas a ser reeleito no município. E Lucas Antonietti (UB), que o senhor apoia, parece seguir o mesmo caminho. Por que ele é o melhor nome atualmente para a cidade?
Hildo do Candango – O dr. Lucas tem acompanhado e continuado o trabalho que temos desenvolvido na cidade, consolidando tudo o que fizemos ao longo de oito anos em áreas como saneamento, saúde e educação. Hoje ele é a melhor opção para dar sequência a esse processo.
Luciana Amaral – Além de Lucas Antonietti, o senhor pretende apoiar outros candidatos a prefeitos nos municípios do Entorno?
Hildo do Candango – Como falei inicialmente, hoje sou coordenador do partido Republicanos na região do Entorno. Estamos montando as chapas para as próximas eleições, as quais pretendemos participar ativamente.
Luciana Amaral – E por falar em eleições, Ronaldo Caiado expressou a possibilidade de se candidatar a presidente em 2026. Qual a sua opinião sobre isso?
Hildo do Candango – Ele tem o meu voto.
Luciana Amaral – Mas qual sua avaliação sobre a gestão do governador?
Hildo do Candango – É ótima. O governador tem feito um trabalho muito importante para o Estado e principalmente para a região do Entorno.