Uma das lideranças políticas mais proeminentes no Entorno do Distrito Federal, o prefeito Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso de Goiás, foi o único gestor do município a conseguir a reeleição. Em 2020, teve seu mandato referendado por 29.241 valparaisenses e agora, faltando menos de um ano para as próximas eleições, pavimenta o caminho para fazer seu sucessor.

O atual mandatário do Executivo municipal é brasiliense de Sobradinho, mas filho de nordestinos, tendo fincado suas raízes em Valparaíso com apenas 4 anos de idade. Batizado como Pábio Correia Lopes, recebeu a alcunha que o consagrou politicamente por conta de seu pai, José Bezerra Lopes, conhecido como “Mossoró”.

Ciente de seu potencial e popularidade, Pábio entrou na política já com o “pé na porta”, sagrando-se vereador em sua primeira disputa, em 2008. Desde então, nunca soube o que é perder uma eleição.

Nesta entrevista ao Jornal Opção Entorno, o prefeito fala sobre sua gestão e as articulações políticas para o próximo pleito.

Luciana Amaral – Este é o seu segundo mandato em Valparaíso como prefeito. Como o senhor avalia a situação do município antes de assumir a prefeitura e atualmente, faltando pouco mais de um ano para o término de sua gestão?

Pábio Mossoró – Quando assumi o cargo de prefeito, em 2017, o município tinha pouca credibilidade. O primeiro passo foi fazer com que a comunidade confiasse em nossa gestão, porque a gestão anterior não transmitia essa confiança. Então, montamos uma boa equipe e trabalhamos, em primeiro lugar, o resgate da imagem do servidor público, que estava totalmente desacreditado. Durante a campanha havíamos feito uma pesquisa e sabíamos quais eram os anseios da população. E ela queria um serviço público eficiente, com médicos disponíveis nas unidades, uma educação de qualidade e infraestrutura nos bairros. Assim nós fizemos. Com o diagnóstico que realizamos, conseguimos levar investimentos ao município. A realidade hoje é outra. A economia cresceu e avançamos muito na área de infraestrutura. Há muita coisa ainda a ser feita, mas digo que o ponto-chave foi resgatar a credibilidade e a confiança da população de Valparaíso.

Luciana Amaral – Poderia destacar algumas de suas ações mais marcantes em prol do município?

Pábio Mossoró – Criamos a Guarda Municipal, pois havia uma perspectiva de melhoria na segurança. Entre as obras, destaco o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), o primeiro campo de gramado sintético do município, a construção de escolas e a implementação de um sistema de videomonitoramento na cidade. Iniciamos também uma escola de governo para qualificar os nossos gestores e servidores, uma iniciativa que ajuda, inclusive, na motivação profissional dessas pessoas. Avançamos, ainda, na área social, com o Banco de Alimentos. Recentemente entregamos a Feira do Céu Azul 100% coberta, um local que outrora não tinha uma infraestrutura adequada. Agora estamos realizando uma grande obra no Bairro Anhanguera, com drenagem, galeria de águas pluviais e pavimentação completa. São quase R$ 70 milhões em investimento.

Temos também a perspectiva de iniciar a construção do viaduto, que é o sonho dessa população, pois a cidade de Valparaíso é cortada pela BR-040. A obra vai beneficiar não só Valparaíso, como outros municípios, como Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina. Afinal, são milhares de veículos que se deslocam pela BR-040 todos os dias. Esse viaduto vai proporcionar ao cidadão valparaisense uma melhor qualidade de vida.

Outro marco de nossa gestão será a renovação do transporte alternativo. Estamos em fase de estudos e sabemos que alguns bairros ainda não são atendidos. A nossa intenção é ainda este ano enviar um projeto de lei para a Câmara, a fim de realizar essa concessão e fazer um processo licitatório com o objetivo de ter o nosso terminal rodoviário e um transporte integrado para atender todos os bairros da nossa cidade.

“O foco é continuar trabalhando até o último dia de mandato” (Foto: Divulgação)

Luciana Amaral – Inclusive, o senhor se reuniu com o Ministro das Cidades para abordar, entre outras coisas, a questão do viaduto na BR-040. Como foram as tratativas sobre o tema?

Pábio Mossoró – A prefeitura fez a licitação e já demos a ordem de serviço. Vamos agora fazer o lançamento da obra. A empresa que ganhou a licitação vai apresentar o projeto executivo e iniciar o serviço.

Luciana Amaral – Há deputados em Goiás que trabalham fortemente pelo Entorno e obtêm muitas emendas para Valparaíso. Como é a sua articulação política com esses parlamentares e quais os principais benefícios obtidos para a cidade?

Pábio Mossoró – O deputado federal Célio Silveira (MDB), em seus mandatos, destinou mais de R$ 40 milhões em emendas para o município. Foram investimentos em vários setores, como saúde, projetos sociais, esporte, entre outros. Durante a pandemia, grande parte dos recursos foram destinados à saúde, para cuidarmos da população. E hoje temos a deputada estadual Dra. Zeli Fritsche (UB), que era nossa vice-prefeita, e temos grande expectativa que ela ajude não só Valparaíso, como toda a região. Por fim, temos também a deputada federal Lêda Borges (PSDB/GO), que mesmo não estando no mesmo palanque, esperamos que ela possa ajudar a cidade. Portanto, Valparaíso evoluiu e amadureceu politicamente, pois antes a referência do Entorno era Luziânia e hoje é Valparaíso. Luziânia tem um deputado estadual e um federal; Valparaíso tem uma deputada estadual e uma federal. Tanto Zeli quanto Lêda abrem as portas tanto do Congresso quanto do Palácio das Esmeraldas para trazer benefícios para a nossa cidade e região.

Luciana Amaral – De acordo com uma pesquisa recente feita junto à população, o senhor obteve 7,56% das intenções de voto para prefeito, ficando à frente da deputada Lêda Borges. Apesar de não ser possível um terceiro mandato consecutivo, como avalia esses resultados?

Pábio Mossoró – Fico feliz com os resultados. Sei que não posso me reeleger, mas o foco é continuar trabalhando até o último dia de mandato. Até porque a população confiou em mim a condição de ser o primeiro prefeito reeleito de Valparaíso. Todos que passaram por aqui não conseguiram dar continuidade à gestão. Isso demonstra a credibilidade de nosso governo e a confiança da população em nosso trabalho. Estou extremamente satisfeito com esse reconhecimento sobre essa gestão e a pessoa do prefeito Pábio. Estamos focados em continuar trabalhando a parte administrativa, para entregar essa cidade bem melhor do que havíamos recebido lá atrás.

Luciana Amaral – Alceu Gomes, José Antônio, Marcus Vinicius, Rudilene Alves e Vaguinho do Céu Azul são possíveis pré-candidatos a prefeito em sua base político-eleitoral. Quem tem mais chance de sobressair nesse grupo e disputar o Executivo municipal em 2024 com o seu apoio?

Pábio Mossoró – Primeiramente, quero deixar claro que o prefeito Pábio vai participar do processo eleitoral. Vamos nos empenhar em realizar a candidatura do sucessor. Acho que, devido a essas últimas pesquisas publicadas, nós, gestores – e principalmente eu, como líder local –, temos de demonstrar para a sociedade de Valparaíso a importância do espaço conquistado pelo município. Hoje nós temos uma deputada estadual, a Zeli; uma deputada federal, Lêda Borges; e o prefeito Pábio que, com a sua reeleição, conseguiu consolidar um grupo político. Isso fortalece a nossa cidade. Dentro do nosso grupo todos os nomes citados em sua pergunta têm a capacidade de disputar a eleição. No momento certo, o prefeito vai tomar sua decisão. Então, com muita tranquilidade, iremos escolher um candidato que possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela nossa gestão.

Luciana Amaral – A vereadora Cláudia Aguiar era da oposição e agora se aproximou de sua base política. Como foi essa mudança?

Pábio Mossoró – Eu, na condição de gestor, naturalmente consegui consolidar uma liderança política dentro da cidade. Sou um gestor republicano e respeitoso, tenho conversado com todas as lideranças políticas da cidade, inclusive com a própria vereadora Cláudia. A gente vê a insatisfação dela no grupo que ela pertence hoje e automaticamente tentamos uma aproximação, a fim de que possamos estar juntos num projeto pensando na cidade de Valparaíso.