Considerada uma das provas de rua mais tradicionais do Brasil, a Corrida de Reis volta ao circuito no dia 27 deste mês. Em coletiva de imprensa, a governadora em exercício Celina Leão falou da retomada do evento esportivo: “É com muita alegria que anunciamos a retomada de uma corrida tão tradicional, que revela tantos talentos, dando visibilidade nacional e internacional para nossos atletas”.

Alessandro Pires, atleta amador de Valparaíso de Goiás, com mais de 400 corridas no currículo e mais de 200 pódios, está ansioso para voltar a participar da competição após tanto tempo. “É uma corrida fantástica, né? A maior de Brasília. Pulou alguns anos, mas todos os atletas que eu conheço estão bem ansiosos para correr a prova e muitos atletas de fora e grandes campeões, como Valdenor dos Santos, que foi vencedor oito vezes, participam. Antes a corrida era à noite, no dia 6, depois mudaram a data. Quando era de noite, acontecia no Eixão, com o percurso no Mané Garrincha e volta dentro do estádio. Eu acho uma ideia legal a largada ser lá”.

A governadora em exercício Celina Leão anunciou a retomada da corrida (Foto: Divulgação)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O primeiro lote, aberto nesta quarta, terá 4 mil vagas. Já o segundo e o terceiro lotes, que estarão disponíveis a partir das 10h dos dias 10 e 15 de janeiro, vão oferecer 3 mil vagas cada. A idade mínima para participação na categoria adulta é de 14 anos completos para a prova de 6 km e 16 anos para a prova de 10 km.

A 51ª Corrida de Reis será dividida em dois grupos: geral e PCD (pessoa com deficiência), andante ou cadeirante. Os andantes estão classificados entre deficientes visuais, deficientes intelectuais, mobilidade superior reduzida e mobilidade inferior reduzida. O atleta-guia também deverá ser inscrito na prova usando o mesmo procedimento de inscrição dos atletas PCD.

Duas opções de percurso

A corrida terá duas opções de percurso: 6 km e 10 km. A largada das duas categorias será dada em frente ao Palácio do Buriti, pontualmente às 17h. Todos os inscritos farão o retorno que antecede a Catedral Rainha da Paz e seguirão pelo Eixo Monumental.

Os participantes que optarem pelo percurso de 6 km vão seguir pela via N1, retornando na altura da Torre de TV. Quem correr 10 km também seguirá pela via N1, mas fará o retorno na altura da Catedral de Brasília. A chegada será montada em frente à Arena BRB Nilson Nelson.

A competição inclui categoria voltada a pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

Premiação

Os dez primeiros colocados (masculinos e femininos) na prova dos 10 km receberão um prêmio em dinheiro, patrocinado pelo Banco de Brasília (BRB). Também serão premiados os três primeiros colocados da categoria cadeirante na prova dos 10 km e os três primeiros colocados da categoria andante na prova dos 10 km. No total, as premiações da categoria adulta somam R$ 83 mil.

Entrega dos kits

Os kits da corrida serão entregues nos dias 22, 23 e 24 deste mês, das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Cada um desses kits será composto por ecobag, camisa oficial do evento, número de peito e viseira. Durante a retirada, o corredor poderá doar, de forma voluntária, 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues ao Banco de Alimentos do GDF.

Corrida de Reis Mirim

Para os participantes de 4 a 13 anos, a versão mirim da corrida está marcada para o dia 20, a partir das 8h, no estacionamento do Parque Ana Lídia (Parque da Cidade). Os percursos variam de 50 m a 300 m. “Vamos abrir inscrições para 3 mil crianças”, informou o secretário de Esporte e Lazer, Julio César Ribeiro.

A largada será dividida em baterias, de acordo com a faixa etária do participante. “O vencedor de cada uma dessas baterias vai ganhar uma bicicleta, e todas as crianças inscritas receberão medalhas de participação”, afirmou Julio César. O BRB disponibilizou R$ 67 mil para a compra dos prêmios.