A 19ª feira de vinhos brasileiros, Vinum Brasilis, reúne mais de 300 rótulos nacionais para degustação e compra, entre espumantes, vinhos tintos, brancos e rosés, além de itens como queijos, embutidos, sucos e cafés especiais. O evento acontece no espaço Millennium, no clube da Ascade, em Brasília, neste final de semana.

Os visitantes terão a chance de conhecer produtos de produtores tradicionais, como Amitié, Perini, Don Giovanni, Antônio Dias, Aurora, Caetano Vicentino, Lovatel, Larentis, Maximo Boschi, Monte Castelo, Monte Paschoal e Casa Amare, entre outros. Além disso, quem comparecer à feira poderá interagir diretamente com enólogos e especialistas do setor.

Petrus Elesbão: “A cada edição trazemos mais novidades para os restaurantes e para os consumidores”

Para o idealizador da Vinum Brasilis, Petrus Elesbão, ao longo dos anos o evento abriu portas para muitas vinícolas. “Quase todos os rótulos das cartas de vinhos brasileiros passaram pelo Vinum e, a cada edição, trazemos mais novidades para os restaurantes e para os consumidores”, divulgou.

Vinhos especiais

Expositores da região do Entorno participam da feira, entre eles a Fazenda Ercoara, de Cristalina. O empreendimento dos sócios Eric Correia Araújo, Erbert Correia de Araújo (Bebeto) e Rodrigo Sucena reúne toda a família em torno da produção vitivinícola e de ovinos. “O nosso projeto familiar resultou em cinco rótulos de vinhos especiais de colheita de inverno e na produção de carne de cordeiro de primeira qualidade, além de queijos, embutidos e geleias especiais”, contou Rodrigo.

Rodrigo Sucena: “O nosso projeto familiar resultou em cinco rótulos de vinhos especiais”

Utilizando a técnica da dupla poda, a fazenda possui um total de cinco hectares de área plantada, com as variedades de uvas Syrah, Cabernet Franc, Marselan, Viognier e Sauvignon Blanc. “O Cerrado garante vinhos finos tintos, brancos e rosés, que homenageiam a fauna e as características locais”, destacou o produtor. E complementou: “A nossa participação em uma das maiores feiras do país nos dá a oportunidade de apresentar os nossos vinhos, revelando toda a qualidade do que estamos produzindo. É um evento estratégico importante para o posicionamento da marca no mercado”, frisou.

Entre os rótulos que estarão em exposição na Vinum Brasilis, destacam-se: Canindé Sauvignon Blanc, Canindé Rosé Syrah, Canindé Viognier, Aprisco Syrah, Aprisco Cabernet Franc, Maná Syrah e o Maná Reserva da Família.

Concurso TOP 3 de Vinhos

Um dos destaques da feira será o Concurso TOP 3 de Vinhos, que elege os melhores rótulos com as láureas de Ouro, Prata e Bronze. O certame contou com a análise de 13 jurados, que se reuniram no restaurante Santé e avaliaram 43 rótulos de 29 vinícolas brasileiras.

O produtor Ronaldo Cirilo, da Vinícola Villa Triacca, associada da Anprovin, foi um dos premiados do concurso, com o vinho “Seu Claudino Syrah”, ficando entre os três melhores eleitos. “É a segunda vez que participamos com a Vinícola Villa Triacca. A Vinum Brasilis é um evento muito importante para o setor e já é tradicional na capital federal. Uma oportunidade para que o consumidor comprove a qualidade dos nossos vinhos”, enfatizou Ronaldo.

Ronaldo Cirilo: “A Vinum Brasilis é uma oportunidade para que o consumidor comprove a qualidade dos nossos vinhos”

A Villa Triacca é um hotel vinícola localizado no PAD-DF, sendo um dos destinos especiais para quem busca uma experiência completa no universo dos vinhos. “Para nós é muito importante estarmos presentes divulgando nossos vinhos. A Villa Triacca tem atualmente cinco rótulos: o Sauvignon Blanc Villa Triacca, o Dona Irani Rosé, o Due Terre, o Seu Claudino Reserva e o Seu Claudino Superiore. O último é o grande destaque, pois foi premiado nessa edição como o segundo melhor vinho tinto da Vinum Brasilis, com medalha de prata”, concluiu Ronaldo Cirilo.

Leia também:

Vinhos produzidos no Cerrado e Entorno são destaque do Wine Jazz Piri