Seis municípios do Entorno do Distrito Federal vão receber, de 15 a 18 de outubro, o serviço móvel da equipe da Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação (AGR). Trata-se de uma van devidamente equipada para atender a população e ouvi-la em questões voltadas a saneamento básico, transporte intermunicipal de passageiros e energia elétrica.

Segundo o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, a coordenação de fiscalização de transportes vai estar também a postos para coibir veículos clandestinos, que estejam transportando passageiros irregularmente. “Recentemente a AGR abriu chamamento público para regularizar linhas de ônibus intermunicipais que atendem o Entorno”, relata.

Francisco afirma, ainda, que tem havido aumento de reclamações relacionadas à falta de água, principalmente em Valparaíso e Águas Lindas. “A Agência, como tem sede na capital de Goiás, entende que a melhor forma é ir in loco e ouvir as pessoas, até porque a população do interior ainda não conhece bem a AGR. A maioria das nossas demandas vem da Região Metropolitana de Goiânia. Por isso houve o investimento na compra de um veículo 0 km adaptado para atendimento, para que a Agência esteja mais próxima dos cidadãos nos 246 municípios goianos”, esclarece.

Papel educativo

A população pode prestar sua queixa, elogio ou sugestão na AGR Móvel ou por outros canais, como WhatsApp e e-mail (Foto: Divulgação/AGR)

Além do papel regulador e fiscalizador, o atendimento realizado na AGR Móvel tem também viés educativo, explicando às pessoas como a Agência atua e quando acionar a AGR quando a demanda não for atendida pelo prestador de serviço em saneamento, energia ou transporte.

De acordo com o ouvidor setorial, são comuns dúvidas em torno da utilização do Passe Livre para PCDs e idosos, assim como sobre quem pode se valer de benefícios como a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a Tarifa Social de Água (TSA), as quais permitem descontos expressivos nas contas de água e luz para famílias em situação de vulnerabilidade social. “O Entorno, apesar de ter um alto índice de população cadastrada no CadÚnico do governo federal, a grande maioria não possui o benefício da Tarifa Social, muitas vezes porque não conhece os seus direitos de requerer isto junto aos prestadores de serviço”, pontua Francisco.

Ele destaca, ainda, que a AGR deverá fazer visitas às prefeituras, por terem, em sua avaliação, uma visão mais ampla sobre as demandas locais. Procons municipais e unidades do Vapt Vupt também deverão receber a equipe da Agência. “Na última vez que estivemos em Valparaíso, por exemplo, tivemos uma reunião com representantes de condomínios no Procon municipal. E esse é o nosso intuito: ficarmos mais próximos da população e justamente na localidade onde está ocorrendo o problema”, conclui.

Canais de contato com a ouvidoria

Além da AGR Móvel, a população do Entorno pode contar com outros meios para deixar suas sugestões, reclamações ou mesmo elogios relacionados à prestação de serviços:

WhatsApp: (62) 98480-7353

0800 704 3200 (saneamento básico e transporte intermunicipal)

0800 727 0167 (exclusivo para energia)

E-mail: [email protected]

Leia também:

AGR visita municípios do Entorno para averiguar a prestação de serviços públicos