36º Congresso Abrasel reúne entusiastas da gastronomia em Brasília
14 agosto 2024 às 17h13
COMPARTILHAR
Considerado o maior encontro do setor da alimentação fora do ar, o Congresso Abrasel, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), chega a 36ª edição, trazendo uma vasta programação, incluindo painéis e debates com mais de 40 especialistas, aulas-show com chefs renomados, degustações e feira com produtores locais. O evento é voltado a profissionais da gastronomia, estudantes, empresários e consumidores. Entre os temas abordados estão o uso de ferramentas inovadoras de gestão para bares e restaurantes, e estratégias para melhorar a produtividade.
Vale conferir, por exemplo, o painel “Inteligência Artificial e as Conexões com os Clientes”, apresentado por Matheus Mason, proprietário do restaurante Benedito, e Thiago Falcão, fundador da rede One Sushi. Ambos mostram como a IA pode ser utilizada para trazer mais resultados aos bares e restaurantes, otimizar o relacionamento com os consumidores e transformar a gestão de negócios no setor.
O mesmo viés tecnológico vem à tona com a palestra de Newton Neto, diretor de parcerias globais da Google, que dá dicas de como construir uma presença digital de um empreendimento gastronômico por meio do mecanismo de busca.
Já a chef Bel Coelho, proprietária do Cuia Restaurante, conta sua trajetória profissional, iniciada como estagiária nos restaurantes Laurent Suaudeau e Fasano. O painel “A mulher onde ela quiser: como ocupar espaços e vencer preconceitos da cozinha ao empreender” será mediado pela jornalista Mariella Lazaretti, da revista Prazeres da Mesa.
Autoridades prestigiaram a abertura do evento
A abertura do Congresso Abrasel ocorreu nesta segunta (13) e contou com a presença de autoridades, como o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci; o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, que também é ministro do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); o ministro do Turismo, Celso Sabino; e o senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) no Senado Federal.
Ibaneis declarou estar feliz por receber mais uma edição do Congresso: “Brasília foi agora relacionada como a segunda cidade mais segura do Brasil e a melhor para se viver no país, com melhor qualidade de vida. É por isso que a gente tem a grata satisfação de receber todos, de todos os estados”.
Já Paulo Solmucci chamou a atenção para a vida média de empresas do setor gastronômico, que é de 3,9 anos, tempo insuficiente para recuperar o investimento. “O lado bom disso é que o associado da Abrasel já vive perto dos 5 anos. Ou seja, fazer parte do ecossistema da Abrasel está sendo capaz de pelo menos levar o empresariado a uma média de retorno de capital. Mas isso é muito pouco. Nós precisamos avançar, e rápido, em outra direção, na direção da prosperidade”, afirmou. “E hoje temos a oportunidade de cuidar de quem empreende e de tratar temas como a desoneração da folha. Sem ela, não conseguiremos sair do Simples Nacional, que irá acabar com um conjunto enorme de pequenos negócios”, alertou.
Na ocasião, os presentes à abertura do Congresso puderam, além de conferir as declarações das autoridades, degustar iguarias, como a do chef Elizio Correa, que ofereceu, em nome do restaurante Herbs, uma costelinha suína em baixa temperatura acompanhada de aligot de palmito pupunha, com uma crosta de castanhas do Cerrado, farofa de beiju e molho de jabuticaba com mostarda dijon.
É possível acompanhar o evento gratuitamente pela Internet, mediante inscrição prévia. Já quem for comparecer presencialmente, deve comprar o ingresso pela plataforma Sympla.
Leia também:
Faicris e ABC da Boa Mesa movimentam Cristalina com novos negócios e boa gastronomia