Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito das Cavalhadas envolve 15 municípios de Goiás, dos quais três são da região do Entorno. São eles: Pirenópolis, Luziânia e Corumbá. A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi instituída pelo parlamento goiano em 2023, por projeto do deputado estadual Lineu Olímpio (MDB).

Compondo a mesa da sessão estavam o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB); os deputados Lineu Olímpio e Coronel Adailton (Solidariedade); os secretários de Estado, Yara Nunes Santos (Cultura) e César Moura (Retomada); o vice-prefeito de Jaraguá, Leomar Abadia Cardoso da Silva; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, padre Edmilson Luiz de Almeida; e das cidades da região do Entorno, o rei mouro José Quirino Gouveia de Morais (Corumbá de Goiás) e o soldado cristão Pedro Henrique Jayme (Pirenópolis).

Participaram da mesa durante a solenidade, o rei mouro José Quirino Gouveia de Morais e o soldado cristão Pedro Henrique Jayme

A secretária de Estado de Cultura, Yara Nunes, falou ao Jornal Opção Entorno sobre a importância da láurea. “Essa comenda é um reconhecimento significativo a todos os que contribuem para a manutenção e valorização das Cavalhadas no Estado de Goiás. É uma homenagem não só aos fazedores dessa tradição secular goiana, mas também à própria festividade, que hoje tem o maior circuito do Brasil, com 15 municípios participantes. Tudo isso foi possível com o apoio incondicional do governador Ronaldo Caiado e da nossa primeira-dama Gracinha Caiado, que conhecem a festa e sabem de seu valor não só para a cultura e religiosidade, mas para a geração de emprego e renda dos goianos. Agradeço também ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, e aos parlamentares Coronel Adailton e Lineu Olimpio por essa importante iniciativa”, destacou a titular da pasta.

Mantendo viva a tradição no Estado

O deputado Lineu falou sobre o crescimento das Cavalhadas fomentado pelo governo de Goiás. “No início eram sete, depois foram nove e, atualmente, são 15 cidades resgatadas pelo circuito goiano de cavalhadas para a representação e apresentação dessa festa folclórica no Estado”, destacou o parlamentar. E complementou: “É com grande satisfação que homenageamos as pessoas que contribuíram para o Circuito das Cavalhadas aqui em Goiás. Essas festas mantêm viva a tradição nas comunidades goianas”.

Yara Nunes: “A comenda é um reconhecimento significativo a todos os que contribuem para a manutenção e valorização das Cavalhadas no Estado de Goiás”. Foto: LeoIran/ Secult Goiás

Yara Nunes frisou, ainda, que diante dessa importante manifestação, a Secult e a Universidade Federal de Goiás (UFG) trabalham na produção de um dossiê para que o circuito seja tombado pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia também:

Deputados do Entorno homenageiam mulheres importantes para a região com a Comenda Berenice Artiaga

Luziânia abrirá o Circuito das Cavalhadas 2024 em Goiás

Governo estadual amplia recursos para as Cavalhadas, festa tradicional da região do Entorno

Caiado e Ibaneis prestigiaram as festas populares tradicionais e católicas do Entorno