Alego concede a Comenda Cavalhadas de Goiás para pessoas envolvidas na realização do evento
24 junho 2024 às 13h58
COMPARTILHAR
Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito das Cavalhadas envolve 15 municípios de Goiás, dos quais três são da região do Entorno. São eles: Pirenópolis, Luziânia e Corumbá. A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi instituída pelo parlamento goiano em 2023, por projeto do deputado estadual Lineu Olímpio (MDB).
Compondo a mesa da sessão estavam o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB); os deputados Lineu Olímpio e Coronel Adailton (Solidariedade); os secretários de Estado, Yara Nunes Santos (Cultura) e César Moura (Retomada); o vice-prefeito de Jaraguá, Leomar Abadia Cardoso da Silva; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, padre Edmilson Luiz de Almeida; e das cidades da região do Entorno, o rei mouro José Quirino Gouveia de Morais (Corumbá de Goiás) e o soldado cristão Pedro Henrique Jayme (Pirenópolis).
A secretária de Estado de Cultura, Yara Nunes, falou ao Jornal Opção Entorno sobre a importância da láurea. “Essa comenda é um reconhecimento significativo a todos os que contribuem para a manutenção e valorização das Cavalhadas no Estado de Goiás. É uma homenagem não só aos fazedores dessa tradição secular goiana, mas também à própria festividade, que hoje tem o maior circuito do Brasil, com 15 municípios participantes. Tudo isso foi possível com o apoio incondicional do governador Ronaldo Caiado e da nossa primeira-dama Gracinha Caiado, que conhecem a festa e sabem de seu valor não só para a cultura e religiosidade, mas para a geração de emprego e renda dos goianos. Agradeço também ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, e aos parlamentares Coronel Adailton e Lineu Olimpio por essa importante iniciativa”, destacou a titular da pasta.
Mantendo viva a tradição no Estado
O deputado Lineu falou sobre o crescimento das Cavalhadas fomentado pelo governo de Goiás. “No início eram sete, depois foram nove e, atualmente, são 15 cidades resgatadas pelo circuito goiano de cavalhadas para a representação e apresentação dessa festa folclórica no Estado”, destacou o parlamentar. E complementou: “É com grande satisfação que homenageamos as pessoas que contribuíram para o Circuito das Cavalhadas aqui em Goiás. Essas festas mantêm viva a tradição nas comunidades goianas”.
Yara Nunes frisou, ainda, que diante dessa importante manifestação, a Secult e a Universidade Federal de Goiás (UFG) trabalham na produção de um dossiê para que o circuito seja tombado pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Leia também:
Deputados do Entorno homenageiam mulheres importantes para a região com a Comenda Berenice Artiaga
Luziânia abrirá o Circuito das Cavalhadas 2024 em Goiás
Governo estadual amplia recursos para as Cavalhadas, festa tradicional da região do Entorno
Caiado e Ibaneis prestigiaram as festas populares tradicionais e católicas do Entorno