As obras e serviços de terraplenagem nos aproximadamente 14 quilômetros não pavimentados da rodovia GO-132 foram retomados, incluindo a realização de cortes e aterros nos locais exigidos. A execução desse trecho, que conecta Niquelândia a Colinas do Sul, está sob a responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Após rescisão com a antiga contratada, a autarquia convocou as demais participantes para dar continuidade ao empreendimento. Quando finalizar a etapa da aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD) e do Microrrevestimento Asfáltico, a Goinfra fará a implantação da sinalização horizontal e vertical.

O empreendimento recebeu mais de R$ 24 milhões de investimentos provenientes do tesouro estadual para a entrega de 23 quilômetros pavimentados.

Fomento ao turismo

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se empenharam para a execução da obra. De acordo com o deputado estadual Julio Pina (SD), o trecho da GO-312 vai favorecer a logística e a economia de vários municípios da região norte de Goiás, uma vez que a rodovia é muito utilizada por produtores rurais e por turistas que visitam Colinas do Sul e Alto Paraíso.

Ele enfatizou que essa benfeitoria levada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) irá fomentar o turismo e a geração de empregos na região. “A obra vai incentivar uma maior circulação de turistas que buscam as belezas naturais da região, como o Lago da Serra da Mesa e a Chapada dos Veadeiros”, disse o deputado, que chegou a vistoriar a obra acompanhado pelo ex-prefeito de Colinas do Sul, Iran do Lago, e vereadores do município.

Lineu Olímpio em reunião na Goinfra: “Essa via é vital para nossa região e sua retomada representa uma grande vitória”

Já o deputado Lineu Olímpio (MDB) reuniu-se recentemente com o presidente da Goinfra, General Antônio Leite, pela retomada da obra quando o contrato estava parado. “Estamos empenhados em garantir que a GO-132 seja concluída. Essa via é vital para nossa região e sua retomada representa uma grande vitória”, afirmou o parlamentar.

Avaliação estrutural

A Goinfra também está utilizando a ferramenta iPAVe (Intelligent Pavement Assessment Vehicle), que permite a avaliação estrutural e funcional do pavimento em mais de 12 mil quilômetros de vias. Segundo a agência, a plataforma realiza levantamentos de velocidade de tráfego, minimizando, a necessidade de utilização de equipamentos tradicionais estacionários ou de baixa velocidade. Desse modo, aumenta a produtividade e diminui os riscos de acidentes durante a verificação.

Leia também:

Pavimentação da GO-309 vai ajudar a desenvolver o agronegócio e o turismo no Entorno