Para dar mais fluidez ao trânsito na área leste do Distrito Federal, foi inaugurado, pelo governador Ibaneis Rocha, o viaduto do Itapoã/Paranoá, estrutura aguardada há muito tempo pelos moradores e que interliga duas regiões administrativas, conectando a DF-250 à DF-015.

A obra tem nove alças de acesso, três faixas de rolamento em cada sentido e dois níveis: o inferior, com passagem entre a região administrativa de Sobradinho e a Barragem do Paranoá; e o superior, entre a área de condomínios e o Lago Norte.

Já liberado para o tráfego de veículos, o viaduto é considerado a maior obra do Complexo Viário Saída Leste e deve diminuir os congestionamentos não só para quem vive no Itapoã, Paranoá, Lago Norte, Varjão e Sobradinho, como também para quem precisa de se dirigir à região administrativa de Planaltina ou mesmo para o Entorno, nos municípios de Planaltina de Goiás ou Formosa.

Benefício para milhares de motoristas

Ibaneis Rocha: “Atenderemos toda a sociedade do Itapoã, do Paranoá e regiões adjacentes” (Foto: Renato Alves / Agência Brasília)

Em discurso, Ibaneis Rocha frisou que o investimento de R$ 95 milhões para viabilizar o empreendimento foi realizado em prol do interesse de toda a comunidade. “Temos certeza de que, com isso, nós atenderemos toda a sociedade do Itapoã, do Paranoá e regiões adjacentes. Fizemos aqui outras obras complementares, como a duplicação da DF-250, e estamos com obras nas duas cidades”, anunciou o governador, que já autorizou a licitação para a edificação de quatro passarelas, orçadas em torno de R$ 16 milhões, para garantir uma melhor mobilidade e segurança dos pedestres.

Já o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, lembrou que cerca de 60 a 70 mil motoristas trafegam na região diariamente e serão diretamente beneficiados pela obra. “Esse era um ponto de entroncamento e precisávamos tirar esse nó. Com esse grande complexo de viadutos e alças, a gente se livra desse problema”, ressaltou.