Prefeitos eleitos no Entorno prometem investir em tecnologia para melhorar a gestão
04 novembro 2024 às 12h56
COMPARTILHAR
As novas tecnologias e a transformação digital estão aprimorando a administração pública e incentivando novas formas de comunicação entre cidadãos e instituições. Neste cenário, a prefeita eleita para Santo Antônio do Descoberto, Jessica do Premium (UB), propôs no seu plano de governo a criação de um aplicativo de celular do governo municipal.
Entre as funcionalidades da plataforma estão o registro de manifestações de ouvidoria, agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a consulta e emissão de certidões municipais, e a solicitação de serviços ou reparos em vias públicas. “Serão diversos serviços em uma única plataforma para garantir a gestão integrada do município, pois precisamos de um governo moderno e acessível, que resolva os problemas da população com agilidade”, ressalta Jessica.
Capacitação dos servidores
Reeleito para a prefeitura de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros (PP) também acredita no uso inteligente da tecnologia para uma administração mais transparente, participativa e eficaz. “Vamos investir em um sistema de gestão integrada, que possibilitará uma visão ampla e precisa dos serviços e das demandas da população, facilitando a tomada de decisões rápidas e baseadas em dados reais”, destaca o gestor.
O prefeito tem a intenção de expandir o uso de aplicativos e plataformas digitais para facilitar a interação dos cidadãos com o governo, proporcionando mais autonomia para resolverem suas questões. “O objetivo é tornar o atendimento mais ágil, acessível e eficiente para todos. Estamos trabalhando na digitalização dos principais serviços públicos, como agendamentos, solicitações e emissão de documentos, para que possam ser acessados de forma on-line, reduzindo a burocracia e eliminando a necessidade de deslocamento até os órgãos públicos”, detalha.
Além disso, servidores serão capacitados para o uso de novas tecnologias. “É importante que eles estejam preparados para oferecer um atendimento de qualidade, usando ferramentas digitais que simplifiquem os processos e melhorem a experiência do usuário”, conclui Cristiomário, que pretende, ainda, modernizar as escolas com tablets e computadores, e investir em monitoramento para melhorar a segurança pública.
Saúde pública com tecnologia
Já o plano de governo da prefeita eleita de Formosa, Simone Ribeiro (PL), apresenta algumas estratégias tecnológicas para otimizar os atendimentos da rede de saúde. “Precisamos usar a tecnologia em favor da população, criar prontuários eletrônicos, por exemplo, para que seja um arquivo compartilhado entre os profissionais”, pontua.
A proposta também propõe de forma mais geral a adoção de sistemas de inovação em todas as secretarias de governo. “É fundamental inovar na comunicação da rede de apoio aos usuários dos serviços, ou seja, promover integração e construir espaços de discussão entre poder municipal, estadual e federal, para que de fato venhamos construir políticas públicas eficientes e eficazes”, frisa.
Está prevista, ainda, a criação de uma Feira Tecnológica em Formosa voltada ao setor agroempresarial, agricultura familiar e modernização de práticas agrícolas. A prefeita buscará parceria com bancos, cooperativas, universidades, institutos, empresas de pesquisa nacionais e internacionais, entre outras, para tirar o projeto do papel.
Cidade inteligente
Em Águas Lindas, o prefeito reeleito Lucas Antonietti (UB) quer trazer ao município o conceito de “cidade inteligente e governança digital”. Para isso, planeja implementar um Centro de Inovação Tecnológico e uma torre digital. Já na educação, ele propõe internet de alta velocidade em todas as escolas e introdução de disciplinas de programação e robótica.
Em Cidade Ocidental, por sua vez, o prefeito Lulinha (PP) pretende buscar, junto ao governo do estado, recursos para a implantação de um Colégio Tecnológico e de economia criativa.
Por fim, o prefeito eleito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB), promete incrementar ainda mais as tecnologias digitais na gestão pública municipal, para melhorar a qualidade dos serviços públicos, aumentar a eficiência e a transparência da gestão. Assim, ele quer dar continuidade ao processo de transformação digital iniciado durante o governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB). Atualmente, os valparaisenses já conseguem acessar, on-line, diversos serviços, como consulta processual; consulta de débitos e solicitação de negociação; emissão de certidões e demais documentos; alvarás de funcionamento, sanitário, obras e licenças do meio ambiente, entre outros.
Leia também:
Prefeituras do Entorno oferecem serviços públicos em plataformas on-line