“Precisávamos ter a nossa casa. Sinal da nossa identidade”. A declaração, do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, foi proferida ontem, dia 30, durante a solenidade de inauguração da Casa do Cidadão, local que agora abriga a sede própria do Ministério Público em Novo Gama.

O município se junta a outros do Entorno a disponibilizar um espaço exclusivo para as atividades do MP, como é o caso, por exemplo, de Luziânia, Formosa, Cristalina, Águas Lindas, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Cocalzinho e Pirenópolis. Em outras localidades, como Cidade Ocidental, Planaltina de Goiás, Padre Bernardo, Alto Paraíso, Alexânia, Abadiânia e Corumbá, as promotorias de Justiça funcionam nos fóruns.

“Salto de proximidade”

Na cerimônia desta terça estavam presentes, além de Cyro Peres, outros operadores do Direito, entre juízes, defensores públicos, advogados, promotores e o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), que destaca a importância da nova sede: “É um salto de proximidade do MP com a população. Em nome de toda a população do município, agradeço pela entrega dessa obra para a sociedade”.

Carlinhos do Mangão visita as novas dependências do MP no município juntamente com o procurador-geral Cyro Peres

A coordenadora das Promotorias de Justiça de Novo Gama, Cláudia Gomes, por sua vez, lembra que a população da cidade é de mais de 100 mil habitantes, os quais serão ainda mais beneficiados com uma “instituição forte, autônoma e aberta a receber a todos”.

Já a promotora de Justiça Camila Sousa destaca as vantagens de um lugar voltado exclusivamente ao trabalho do Ministério Público no município: “Termos um local próprio para exercermos nossas funções não beneficia somente membros e servidores, mas, principalmente, o cidadão que busca os serviços do MP goiano”.

Estrutura completa

A Casa do Cidadão funciona na Rua 44, Quadra 504, no bairro Pedregal. São dois pavimentos, com área construída de 1.124,03 m², suficiente para abrigar até sete promotorias. Além disso, o lugar conta com recepção, sala de segurança, sala multiuso, sala de reuniões para 41 lugares, copa, vestiário, almoxarifado, estacionamento, entre outras estruturas, para atendimento das necessidades tanto dos servidores da instituição, quanto da população que precisa acorrer aos serviços do MP.