A Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) anunciou oficialmente a abertura do circuito no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do presidente do Parlamento, Bruno Peixoto (UB), além de deputados, prefeitos, secretários e representantes do trade turístico.

Com o tema “Bora pescar. Bora pra Goiás”, os torneios ocorrem de março a outubro e o “Circuito Goiano de Pesca Esportiva” agora conta com 10 municípios participantes: Quirinópolis, Alexânia, São Simão, Niquelândia, Inaciolândia, Abadiânia, Buriti Alegre, Luziânia, Catalão e a final em Três Ranchos. Já o campeonato “Gigantes do Araguaia” foi ampliado para cinco etapas, ocorrendo em Aruanã, Luiz Alves, Itacaiú Bandeirantes e com encerramento em Aruanã.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, destacou que o Governo de Goiás tem fomentado esse tipo de modalidade e hoje é referência nacional em sustentabilidade ambiental. “Essa temporada movimenta as cidades participantes, ajuda no sustento dos ribeirinhos, que se tornam guias para os turistas, e elimina a pesca predatória, garantindo o futuro das gerações”, frisou.

Fabrício Amaral: “Essa temporada movimenta as cidades participantes, ajuda no sustento dos ribeirinhos e elimina a pesca predatória”

A agência apoiará, ainda, os torneios Tucuna Queen, em Três Ranchos, e Rainhas do Araguaia, em Aruanã, para promover a participação feminina no evento.

Incentivo à pesca esportiva

A modalidade “pesque e solte” injetou cerca de R$ 20 milhões na economia dos municípios participantes, destacando Goiás no cenário da pesca esportiva nacional. Um diferencial do estado é a cota zero, que proíbe o transporte de pescado para preservar as espécies e garantir a abundância nos rios e lagos.

Dentro da programação do campeonato são realizadas ações de conscientização ambiental nas escolas e distribuições de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social, alinhadas à perspectiva de ESG e ao desenvolvimento sustentável.

Leia também:

Entorno é destaque na maior feira de pesca esportiva da América Latina