Com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o professor Elias Fontele Dourado lançou, na Livraria Leitura do Shopping Sul, em Valparaíso, a obra “Os Tempos Cerrados”, um compêndio de 200 sonetos distribuídos em 240 páginas, unindo o pensamento filosófico à poesia.

O escritor, de 27 anos, Mestre em Filosofia/Metafísica pela Universidade de Brasília (UnB), leciona Filosofia para estudantes do Ensino Médio no Colégio Estadual Jardim Oriente (CEJO), a maior escola de Valparaíso e região. No evento de lançamento, foi prestigiado por vários de seus alunos, colegas e amigos.

Estações da consciência

Segundo Elias, o título do livro traz uma conotação propositalmente ambígua. “Remete tanto ao Cerrado, nosso bioma, às vezes árido e de difícil acesso, quanto ao adjetivo, no sentido de fechado, obtuso”, explica. “A obra busca compreender um pouco esses tempos difíceis e complicados que vivemos e tenta dar justamente algumas respostas, saídas e visões a tudo isso”, acrescenta.

Foto: Divulgação

E para organizar essas reflexões de cunho filosófico, o autor propôs uma leitura metafórica, que faz alusão às quatro estações do ano e às quatro estações da consciência: metafísica, ontologia, existencialismo e ética. “Cada uma dessas partes contém 50 sonetos. Na primeira, são abordadas a natureza humana e visões de mundo; na segunda, como somos e vivemos no mundo. Já na terceira parte, falo sobre os problemas, crises de identidade e dificuldades do ser humano diante das calamidades. A última parte é a ética, em que tento juntar todas as outras anteriores, mas levo para o lado das relações sociais e os códigos que devemos seguir”, detalha.

Incentivo à leitura

O livro já havia sido lançado anteriormente no Bar Beirute, na 109 Sul, em Brasília, mas o professor fez questão de contemplar também o público goiano. “Não queria deixar de lançar o livro no Entorno, pois tenho muito carinho por Valparaíso. Afinal, sou professor efetivo de Filosofia no município. E tanto meus alunos quanto colegas me pediram que fizesse esse lançamento na cidade”, declara.

Elias Dourado foi prestigiado, durante o lançamento do livro em Valparaíso, por amigos e alunos (Foto: Divulgação)

Para ele, a maior gratificação, com “Os Tempos Cerrados”, é poder ver o interesse dos estudantes pela leitura. “Era o maior presente que estava buscando com esse lançamento”, ressalta. E conclui: “O livro chama a atenção por vir no formato de poesia. Muitos alunos começaram a ler, disseram que estão gostando muito, que a escrita é muito cativante e ao mesmo tempo desperta a curiosidade. Acho que o grande incentivo é justamente fazer os estudantes pensarem diante da obra”.