Onda verde chega ao Entorno com o projeto “Virada Ambiental”
07 agosto 2024 às 10h14
COMPARTILHAR
O coordenador do projeto de extensão “Virada Ambiental”, da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Emiliano, frisa que a iniciativa visa o plantio de árvores nativas e a oferta de apoio técnico. O projeto tem em seu portfólio mais de 1,5 milhão de mudas já plantadas em 17 estados e Distrito Federal.
Em reunião na Secretaria de Estado do Entorno do DF com a participação de secretários de Meio Ambiente de municípios goianos do Entorno, o coordenador do projeto, ressaltou a importância de conectar os municípios à “Virada Ambiental”, essencialmente em áreas degradadas próximas a bacias hidrográficas. Com o apoio da SEDF-GO, quase todos os municípios da região já formalizaram a participação.
Prefeituras engajadas
“Essa parceria com a UFG é essencial para atingirmos o objetivo de melhorar a qualidade de vida na região do Entorno. Mais árvores representam ar mais puro e saúde para todos”, afirmou Caroline Fleury, secretária da SEDF-GO. Ela complementou: “Ficamos impressionados com o engajamento das prefeituras, que enviaram seus secretários em peso, demonstrando forte interesse em aderir a essa onda verde”.
O professor Emiliano enfatizou que que a parceria com o Governo de Goiás é um marco histórico, pois permite alcançar uma região que está se desenvolvendo rapidamente. No Estado de Goiás, 84% dos municípios já aderiram ao projeto, sendo a região do Entorno uma das últimas a ingressar.
O plantio das mudas está previsto para ocorrer entre os dias 22 e 29 de novembro, abrangendo todos os municípios da RME. As áreas de plantio serão definidas pelas prefeituras em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e outros órgãos técnicos locais.