Entorno é incluído em estudo para elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU)

31 outubro 2024 às 12h22

COMPARTILHAR
A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) está atualmente em processo de atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), um passo importante para orientar o planejamento de transporte e mobilidade na região do DF e cidades circunvizinhas.
Para alcançar esse objetivo, a proposta envolve a realização de uma pesquisa de origem-destino em cerca de 10 mil domicílios no DF e em 13 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride), sendo 12 da Área Metropolitana de Brasília (AMB). São eles: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Cabeceira Grande. Esse estudo visa compreender as necessidades de deslocamento da população e avaliar a satisfação dos usuários em relação ao transporte público coletivo.
Nesse contexto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ressaltou que a população dos municípios ao redor do Distrito Federal será considerada com base em sua influência no sistema de mobilidade urbana do DF. “Estamos em fase de avaliação sobre as formas de integração entre o sistema de mobilidade do DF e dos municípios do Entorno. Isso é fundamental para a elaboração de um PDTU que atenda às demandas de todos que utilizam o sistema de transporte”, declarou a Semob à reportagem do Jornal Opção Entorno.
Por outro lado, a Secretaria pontuou que não prevê ações específicas voltadas à mobilidade nessas cidades. Isto levanta preocupações sobre como elas serão efetivamente contempladas no escopo do plano, visto que grande parte da população dessas localidades depende do transporte do DF.
O Entorno nos debates

O deputado distrital Max Maciel (PSOL), presidente da CTMU, reconhece que, de fato, o PDTU não tem autoridade para impor determinações ao governo de Goiás, o que reduz sua abrangência e eficácia. Porém, isso não impediu que parlamentares discutissem questões relacionadas à mobilidade dos cidadãos goianos que vivem próximos à capital federal. “Nosso mandato e a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana intervieram para garantir que os moradores do Entorno fossem incluídos na pesquisa de origem e destino”, frisou Maciel. “Reforçamos essa necessidade na audiência pública do PDTU e em nossa Reunião Técnica, pois um PDTU realmente eficiente deve levar em conta as demandas de quem se desloca entre o Entorno e o DF”, complementou.
A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, por sua vez, destacou a relevância da pesquisa de campo para garantir a precisão dos dados que farão parte do PDTU. “A inclusão do Entorno no estudo é fundamental. O desafio é fazer uma pesquisa de campo, in loco, com estatística bem feita, para realmente captar origem e destino, principais linhas e demandas”, afirmou Fleury. Essa visão reforça a necessidade de um diagnóstico detalhado, que possa fundamentar as políticas públicas a serem implementadas.

Próximos passos
Dados coletados pelo Laboratório de Transportes e Logísticas (LabTrans) serão utilizados para mapear os fluxos de deslocamento na aglomeração urbana como um todo. Ao ser procurado pela reportagem, o LabTrans esclareceu que tais informações servem para o diagnóstico dos deslocamentos que têm origem ou destino em alguma zona do DF, o que viabiliza a construção de modelos e propostas, fundamentais para o plano.
De acordo com o cronograma, a coleta de dados deve ser finalizada em breve, com propostas de curto, médio e longo prazo a serem entregues em maio de 2025. A consolidação dos documentos deve ocorrer até o mês seguinte e a proposta será então encaminhada à CLDF.
Na Câmara haverá, segundo Max Maciel, oficinas e audiências públicas, apreciação do texto nas comissões de mérito e, posteriormente, em plenário. “A intenção da CTMU é garantir que o transporte público seja o eixo central do PDTU, priorizando investimentos em obras, novas linhas e terminais”, concluiu o parlamentar, acrescentando que há o compromisso em atender não apenas as necessidades de mobilidade, mas também a qualidade de vida dos cidadãos.
Leia também:
Seminário sobre transporte defende a Tarifa Zero e traz experiências bem-sucedidas no Entorno