Com a proximidade da segunda quinzena de fevereiro, moradores do Entorno que precisam se deslocar diariamente ao Distrito Federal para cumprirem sua jornada de trabalho veem com apreensão a possibilidade dos temidos reajustes do transporte interestadual semiurbano de passageiros.

No ano passado, os aumentos foram objetos de ações no Judiciário, como as impetradas pelo PSDB e pela Prefeitura de Planaltina de Goiás. Na época, em fevereiro de 2024, houve um acréscimo na tarifa de 8,56%, correspondente à terceira parcela de um reajuste realizado a partir de um acordo com empresas operadoras do sistema de transporte público. As outras parcelas foram em março de 2023 (12%) e em agosto (15%).

Medidas emergenciais

Caroline Fleury: “Estamos prontos para dialogar e buscar alternativas” (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

 Desta vez, espera-se uma resolução mais efetiva para o imbróglio. Afinal, o Grupo de Trabalho Interfederativo (o chamado “GT do Entorno”) criado pelo Ministério dos Transportes por meio da Portaria nº 129/2024 para resolver essa questão, está prestes a finalizar um relatório com propostas que aliem a redução de tarifas à melhoria no transporte.

Junto a isso, a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, representando o Governo de Goiás, já enviou um ofício à Casa Civil, ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com sugestões de medidas emergenciais, para evitar que o aumento seja arcado pela parte mais fraca nesse sistema: o usuário.

Fleury colocou como soluções provisórias o adiamento do reajuste ou um subsídio por parte do Governo Federal, pelo menos neste momento. “Estamos prontos para dialogar e buscar alternativas que protejam os trabalhadores que dependem do transporte público todos os dias”, ressaltou a secretária.

Ela lembra que, mesmo que os municípios do Entorno sejam de Goiás e o Distrito Federal seja outro ente federativo, existe ali uma região metropolitana, inclusive reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Embora pertençam a unidades federativas diferentes, essas cidades são conurbadas, e qualquer aumento na tarifa afeta diretamente a população”, observa.

Sobre esse tema, o senador Izalci Lucas (PL) tem um projeto tramitando no Congresso, que visa implementar o transporte intermunicipal entre o DF e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). Essa medida provocaria queda nas tarifas.

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