IPEDF completa dois anos investigando a realidade socioeconômica do DF e Entorno

18 junho 2024 às 13h04

COMPARTILHAR
Conhecer a realidade socioeconômica da população é essencial para que gestores elaborem e ponham em prática políticas públicas efetivas e bem direcionadas. Para a coleta dessas informações com rigor técnico e científico, foi criado, há dois anos, por meio da Lei no 7.154/2022, o IPEDF.
Algumas pesquisas da autarquia são voltadas apenas ao Distrito Federal, mas há também importantes levantamentos que envolvem a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), a qual engloba 12 cidades do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Vale mencionar, ainda, estudos mais amplos, como o que saiu no final de 2023, analisando a atividade econômica e o Produto Interno Bruno (PIB) de toda a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). De acordo com os dados levantados, a agricultura e agropecuária se destacaram como alguns dos setores que mais alavancaram a economia de vários municípios.
As pesquisas do IPEDF ajudam a embasar a tomada de decisões por parte dos órgãos governamentais e sociedade civil, e traçam um panorama da realidade de moradores dessas regiões.
Alguns projetos do Instituto

Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (PDAD-A): trata-se do principal levantamento realizado pelo IPEDF, mapeando o perfil socioeconômico da população, as características domiciliares e a infraestrutura urbana e rural das 35 regiões administrativas do DF e dos 12 municípios da PMB. Os dados da próxima pesquisa devem sair este ano e o trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Entorno do DF (SEDF-GO).
Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED): o objetivo é fazer um diagnóstico do mercado de trabalho no DF e Entorno. Nessa pesquisa, o IPEDF atua em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Agricultura Urbana e Periurbana: o levantamento analisa áreas potenciais para produção agrícola, a capacidade de abastecimento e a contribuição da agricultura urbana e periurbana para a redução da insegurança alimentar.
Déficit e Demanda Habitacional: destaca as deficiências de moradia, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas públicas no setor.
Perfil da População em Situação de Rua no DF: o estudo busca quantificar as pessoas em situação de rua nas regiões administrativas do DF, auxiliando os gestores a criarem ações de inclusão social para essa parcela da população.
Leia também:
Dados do IPEDF apontam a força do agro na economia do Entorno
Levantamento do IPEDF detalha a dinâmica de expansão urbana no Entorno do DF